Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Força-Tarefa cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão

quinta-feira, 23 de março de 2023

Força-Tarefa cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão


 A Força-Tarefa de Segurança Pública do Amapá iniciou, na manhã desta quinta-feira (23/3), a Operação Telum com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em diferentes bairros da capital amapaense. Também foram cumpridos dois mandados de busca e de prisão preventiva no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), todos relacionados a investigação que apura crimes ligados a facções criminosas.

A ação é um desdobramento das operações Alfaiate e Godzilla, realizadas em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, que tinham por objetivo principal o combate à venda de arma de fogo. Durante os trabalhos policiais, foi possível identificar integrantes de uma facção criminosa e autores de diversos delitos, que inclusive já foram alvos de operações desta FTSP.

Os indivíduos também são investigados por furtos de motores de popa, roubos, homicídios, porte ilegal de armas, associação para o tráfico e venda ilegal de armas. A Força-Tarefa identificou que os suspeitos, além de contarem com a ajuda de parentes e amigos para o armazenamento do material ilícito, são comandados por lideranças de dentro do Iapen.

As lideranças que estão no sistema prisional planejavam os furtos e roubos, assim como a compra do armamento, e o seu local de destino, usando integrantes da facção, até então livres, para a venda do fruto dessas ações delituosas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de comércio ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa. Em caso de condenação, poderão cumprir pena de até 20 anos de reclusão mais pagamento de multa.

Fazem parte da Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP) a Polícia Federal, PRF, PM, PC, Iapen e Sejusp. A ação de hoje contou ainda com a participação do Gaeco – do Ministério Público Estadual.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.