Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação DOF Camaleão contra falsificação de documentos, em Rondônia

terça-feira, 14 de março de 2023

Polícia Federal inicia Operação DOF Camaleão contra falsificação de documentos, em Rondônia


 A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa segunda-feira (13/3), a Operação DOF Camaleão com o objetivo de combater grupo criminoso responsável por esquema de fraudes a Documentos de Origem Florestal (DOF), que viabilizava receptação, venda e transporte ilegal de madeira em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré (RO).

Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Guajará-Mirim (RO), sendo duas pessoas físicas e uma pessoa jurídica do ramo madeireiro, com domicílios em Nova Dimensão e em Vilhena (RO).

As investigações tiveram início após uma fiscalização, no ano de 2020, em que se verificou uma inconsistência na apresentação do Documento de Origem Florestal ao se comprovar a origem de 84,26m³ de madeira que um caminhão transportava de Nova Mamoré com destino a Itabira (MG).

Nesse sentido, constatou-se que uma empresa do ramo madeireiro com sede no distrito de Nova Dimensão usou de tal estratégia delituosa para emitir DOF ideologicamente falso e tentou transportar madeira para o Estado de Minas Gerais.

Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de falsidade de documento público e pela venda, depósito, transporte ou guarda de madeira sem licença válida para o armazenamento, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados no decorrer das investigações.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.