Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal reprime violência em Terra Indígena

quarta-feira, 1 de março de 2023

Polícia Federal reprime violência em Terra Indígena


 A Polícia Federal inicia, na manhã desta quarta-feira (1º/3), a Operação Menés para reprimir conflitos na Terra Indígena Cacique Doble, motivados pela disputa entre grupos rivais que integram a mesma comunidade.

A ação mobiliza 180 policiais, entre federais e da Brigada Militar (RS), para o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão na terra indígena e no município de São José do Ouro.

As investigações tiveram início a partir de tentativas de homicídio que aconteceram na comunidade indígena, em agosto de 2022. Conforme apurado, no dia 8 de agosto, um grupo ligado ao cacicado promovia retaliações e agressões contra opositores, momento em que um sobrinho do cacique foi atingido na perna por disparo de arma de fogo.

A partir desse fato, teve início várias ações de extrema violência perpetradas pela liderança da TI e seus apoiadores contra o grupo adversário, com indígenas tendo casas apedrejadas e sendo expulsos de suas residências, encarceramento de opositores e ataques com arma de fogo que resultaram em três indígenas baleados e hospitalizados. Posteriormente, outros três indígenas foram capturados, agredidos e aprisionados.

Desde então, vários indígenas considerados de oposição ao cacique vêm sendo perseguidos, capturados e castigados, com o objetivo de não prestarem depoimento à Justiça.

A Polícia Federal realizou levantamento de local de crime e diversas diligências que confirmam as práticas delitivas e indicaram a permanente perseguição aos opositores do cacique e o elevado risco de novos conflitos violentos.

Além das medidas judiciais investigativas, são realizadas diligências para realizar a prisão de foragidos da Justiça envolvidos em outros delitos que estariam escondidos na referida comunidade e na Terra Indígena Passo Grande do Rio Forquilha, no mesmo município.

A prisão e responsabilização dos suspeitos dos atos criminosos pretende cessar o risco de agravamento da violência e propiciar condições de apaziguamento e unificação das lideranças da parte alta e da parte baixa da Terra Indígena, que compõem a mesma comunidade.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.