Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Força-tarefa realiza destruições de portos clandestinos no Paraná

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Força-tarefa realiza destruições de portos clandestinos no Paraná


 Entre os dias 10 e 15 de abril de 2023, equipe integrada da Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Militar (BPFron), Policia Civil (Tigre) e PM-MS explodiram portos clandestinos usados para o tráfico internacional de drogas e armas, além do contrabando, na região de fronteira com o Paraguai.

Os trabalhos se concentraram na região de Guaíra, no oeste do Paraná, e em seu total foram destruídos 12 portos e acessos clandestinos. Essa foi a oitava edição da operação desde 2021, visando a retomada desses pontos estratégicos, complementando uma série de táticas especiais aplicadas por meio da convergência de propósitos das forças de segurança locais em estancar a capacidade logística das organizações criminosas da região.

O trabalho abrangeu o levantamento georreferenciado e a destruição de áreas utilizadas pela criminalidade por meio de rotas fluviais no Lago de Itaipu para a prática de tráfico de drogas, tráfico de armas, contrabando e descaminho.

Estima-se que 80% das mercadorias ilegais que saem do Paraguai chegam ao Brasil por meio da água, principalmente pelo Lago de Itaipu, que possui uma extensão de margem de quase 1.500km entre os países.

Fazem parte do Programa Guardiões da Fronteira e também dessa operação interagências equipes da Polícia Federal, BPFron e Bope da PM-PR, Tigre e GOA da PC-PR e Exército Brasileiro, com apoio da CGFron/Senasp/MJSP.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.