Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apreende 6 toneladas de camarão em Campos dos Goytacazes (RJ)

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Polícia Federal apreende 6 toneladas de camarão em Campos dos Goytacazes (RJ)


 Na última quarta-feira (26/4), a Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho e da Vigilância Sanitária, apreendeu, aproximadamente, 6 toneladas de camarão processado e armazenado em condições insalubres, durante fiscalização preventiva, no Distrito de Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes (RJ).

A ação de fiscalização integrada dos órgãos teve como objetivo apurar informações de venda de produtos perecíveis, estocados de forma irregular, mão de obra análoga à escravidão e crimes ambientais.

Em um dos frigoríficos clandestinos fiscalizados, que já estava interditado por ordem judicial, as equipes encontraram uma grande quantidade de camarão salgado sendo defumado em condições inadequadas de processamento, bem como um grande estoque armazenado diretamente no chão, sem nenhuma condição de higiene e sem proteção contra vetores ou contaminantes.

Diante da constatação das irregularidades e do risco à Saúde Pública caso esses alimentos chegassem até o consumidor final, todo o material impróprio ao consumo humano foi apreendido para inutilização e descartado no aterro sanitário de Campos. Os responsáveis pelo local não foram encontrados. 

Vale destacar que o período de defeso do camarão, quando é proibida a pesca, ocorre de 1º de abril a 30 de junho.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.