Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação contra suspeitos de intermediarem a compra de ouro Yanomami

terça-feira, 25 de abril de 2023

Polícia Federal inicia operação contra suspeitos de intermediarem a compra de ouro Yanomami


 A Polícia Federal iniciou, na manhã de hoje (25/4), a Operação Ponte de Ouro com o objetivo de investigar suspeitos de intermediarem a compra de ouro extraído, ilegalmente, da Terra Indígena Yanomami (TIY).

São cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

As investigações tiveram início após garimpeiros ilegais terem sido presos pelo Exército em 2020, na TIY e conduzidos à PF, quando informaram para quem vendiam o ouro extraído, ilicitamente, da área.

O inquérito policial aponta que o grupo teria movimentado mais de R$ 30 milhões em quatro anos, e, por meio de empresas de fachada ou com atividades regulares sem relação com a mineração, receberiam valores de diversos Estados do país.

Para não levantar suspeita, os envolvidos sacavam os grandes valores de forma fracionada. As investigações continuam em andamento.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.