Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Força-Tarefa cumpre mandados para investigar extorsão praticada no sistema prisional

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Força-Tarefa cumpre mandados para investigar extorsão praticada no sistema prisional


 A Força-Tarefa de Segurança Pública do Amapá cumpriu, na manhã desta sexta-feira (19/5), Operação Illusio com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em bairros da capital amapaense e no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

A ação é um desdobramento de uma operação integrada realizada pela FTSP, que fez parte do planejamento estratégico para desarticulação e combate ao crime organizado, durante uma revista no Iapen em 3/6/2022.

A Força-Tarefa identificou um grupo em aplicativo de mensagens que tinha como finalidade a prática do crime de extorsão. Os indivíduos se passavam por policiais civis e parentes de supostas vítimas de crimes.

A prática do crime se dava da seguinte forma:

1. Um dos usuários do grupo criava um perfil falso em uma rede social, costumeiramente, o Facebook.

2. O perfil falso supostamente seria atribuído a uma adolescente ou mulher, que entrava em contato com um alvo (potencial vítima), previamente identificado, e iniciava diálogo com ele.

3. Com as conversas evoluindo e envolvendo a vítima, os criminosos, se passando pela pessoa do perfil, enviavam mensagens e fotos de cunho sexual.

4. Após isso, entravam em contato com a vítima, se passando por policiais civis, e exigiam depósitos e transferências bancárias, mediante ameaças. 

Foi possível identificar ainda, que o mesmo aparelho celular foi compartilhado entre vários presos do mesmo pavilhão, que usavam nomes falsos para o contato com as vítimas. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de extorsão e associação criminosa. Se condenados, poderão pegar uma pena de até 13 anos de reclusão mais pagamento de multa.

Resultado operacional

Durante o cumprimento de um dos mandados, com a chegada da equipe da Força-Tarefa, um investigado pulou o muro da residência e tentou se esconder na casa dos fundos. A equipe encontrou droga na casa do homem, que foi preso, em flagrante, por tráfico de drogas. Ele já tinha passagem por tráfico de drogas.

No cumprimento do mandado de busca em outro endereço, a equipe policial encontrou R$ 250 mil em espécie, que foram apreendidos.

A FTSP

Fazem parte da Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP) a Polícia Federal, PRF, PM, PC, Iapen e Sejusp. A ação de hoje contou ainda com a participação do Gaeco – do Ministério Público Estadual.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.