Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Ibama atende recomendação do MPF para observar critérios de cotas raciais no Maranhão

domingo, 21 de maio de 2023

Ibama atende recomendação do MPF para observar critérios de cotas raciais no Maranhão


 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que acatará a recomendação emitida pelo Ministério Público Federal (MPF), em janeiro deste ano, e garantirá a reserva de vagas para negros nas sedes das superintendências, seguindo o critério de alternância e proporcionalidade, na lotação dos candidatos aprovados em seu concurso público.

Em resposta ao procurador regional dos Direitos do Cidadão, Marcelo Santos Correa, autor da recomendação, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas substituta do Ibama, Mayara Rodrigues dos Santos, informou que o instituto tomará as medidas necessárias para cumprir a recomendação do MPF.

A recomendação foi motivada por uma representação que denunciava irregularidades relacionadas ao descumprimento dos critérios mencionados na lotação dos candidatos aprovados no concurso público do Ibama. Segundo a denúncia, candidatos negros, ao serem considerados para a lotação, foram classificados como os últimos, ignorando a ordem das notas obtidas.

Após análise do documento que definiu a lotação dos classificados nos Estados, o MPF identificou possível prejuízo aos candidatos cotistas negros classificados também nos Estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul, uma vez que haveria vagas reservadas para negros nas sedes dessas superintendências.

No documento encaminhado ao Ibama, o MPF recomendou a adoção de medidas cabíveis para corrigir o critério utilizado na lotação dos candidatos aprovados, o qual se baseava unicamente na ordem das notas. O MPF salientou a importância de se levar em consideração os critérios de alternância e proporcionalidade, estabelecidos no Artigo 4º, da Lei 12.990/2014 (Lei de Cotas Raciais).

Com o acatamento da recomendação, o Ibama realizará levantamento dos servidores cotistas no Maranhão e nos demais Estados onde também pode ter havido prejuízo aos candidatos classificados cotistas negros; e promoverá a reclassificação dos candidatos aprovados, respeitando os critérios de alternância e proporcionalidade. Também será estabelecido cronograma para o cumprimento das medidas, com o intuito de reclassificar os servidores e consultar suas preferências de lotação.

O MPF reforça o compromisso com a promoção da igualdade racial e a implementação efetiva das cotas raciais em concursos públicos, garantindo a justa distribuição de oportunidades e o combate à discriminação racial. O órgão considera ainda que a atitude do Ibama em acatar a recomendação demonstra importante avanço na busca pela efetivação dos princípios de igualdade e equidade no âmbito da administração pública.

(Informações do MPF-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.