Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga ataque a indígenas Yanomami

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Polícia Federal investiga ataque a indígenas Yanomami


 A Polícia Federal tomou conhecimento, no início da noite do último sábado (29/4), de um ataque que indígenas Yanomami teriam sofrido de garimpeiros.

Na madrugada desse domingo (30), em atuação com o apoio da FAB e da Funai, duas equipes da PF se deslocaram aos locais relacionados ao conflito, na comunidade indígena UXIU, com intuito de investigar o fato e de interromper eventuais agressões que ainda estivessem em andamento.

Indígenas teriam entrado em confronto e trocado tiros com garimpeiros no sábado (29/4). Três Yanomami foram atingidos. Um morreu ainda no sábado e dois já estão sendo atendidos no Hospital Geral de Roraima, onde passam por procedimentos.

Durante as diligências, a PF apurou indícios dos crimes cometidos contra os indígenas, ouviu testemunhas, realizou perícia de local de crime e aguarda a elaboração dos respectivos laudos e relatórios para prosseguimento das investigações.

O corpo foi encaminhado ao IML para elaboração de laudo.

Outras diligências continuam em andamento para a identificar, localizar e prender os autores dos crimes, enquanto as ações de desintrusão dos invasores das terras indígenas peosseguem no âmbito da Operação Libertação.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.