Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal prende advogado ao fazer prova da OAB-PE em lugar de outra pessoa

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Polícia Federal prende advogado ao fazer prova da OAB-PE em lugar de outra pessoa


 A Polícia Federal realizou nesse domingo (30/4), na Universidade Católica de Pernambuco, a prisão, em flagrante, de um advogado de 28 anos. A ação aconteceu em virtude de investigações realizadas pela PF, que apontaram que um candidato estaria fazendo a prova da segunda fase da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no lugar de outrem.

Os policiais, ao chegarem ao local das provas (Universidade Católica/PE), identificaram a pessoa que se havia apresentado ao fiscal como sendo outro candidato por meio de documentação falsa.

Ao ser abordado pelos policiais, de pronto assumiu que estava fazendo prova em lugar de outra pessoa. Terminados os trabalhos investigativos, o suspeito foi preso em flagrante e conduzido até a Polícia Federal para os procedimentos de Polícia Judiciária. Ele foi indiciado pela prática de uso de documento falso, falsa identidade e fraude em certame de interesse público, crimes previstos no Código Penal Brasileiro, cujas penas variam de 2 a 10 anos de reclusão.

Em seu interrogatório, o preso afirmou que exerce a função de advogado desde o ano 2000 e que cedeu à pressão para participar da fraude. Disse ainda que enviou sua foto para confecção de toda a documentação falsa e a recebeu em sua casa.

Por fim, detalhou que não fez a primeira fase do concurso da OAB. Na ocasião, foram apreendidos documentos e um aparelho celular, os quais passarão por perícia técnica a fim de subsidiar as investigações que estão em andamento.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.