Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal realiza operação para combater ações ilegais em Terra Indígena

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Polícia Federal realiza operação para combater ações ilegais em Terra Indígena


 Nos dias 14, 15 e 16/5, a Polícia Federal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Ibama e da Funai, iniciou a Operação Uru Praesidium no interior da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wua, localizada no Estado de Rondônia, com o fim de combater os crimes de usurpação de bens da União (garimpo ilegal), exploração ilegal de madeira e associação criminosa.

Durante as ações, foram localizados pontos de garimpo ilegal na zona de amortecimento da Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau, além de maquinários utilizados para a extração ilegal de ouro.

A equipe procedeu com a destruição de um acampamento utilizado pelos garimpeiros, com a apreensão de uma pá escavadeira e com a inutilização de duas máquinas escavadeiras e quatro motores, tendo realizado a prisão, em flagrante, de uma pessoa pelo crime de usurpação de bens da União. O valor total dos bens apreendidos e/ou inutilizados é de, aproximadamente, R$ 4 milhões.

Na ação, houve a utilização de aeronave para deslocamento do efetivo e atuação nas áreas de exploração de garimpo ilegal.

A Polícia Federal e os demais órgãos atuam de forma constante para manter a integridade do território indígena, de forma que ações que atentem contra os interesses dos povos indígenas serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.