Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Na zona norte do Rio de Janeiro, Polícia Federal prende mulher devido à fraude de pensão por morte

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Na zona norte do Rio de Janeiro, Polícia Federal prende mulher devido à fraude de pensão por morte


 Nessa terça-feira (6/6), a Polícia Federal prendeu, em flagrante, uma mulher de 42 anos por tentativa de estelionato na zona norte do Rio de Janeiro.

A prisão aconteceu em uma agência bancária localizada no Bairro do Méier, no momento em que a mulher tentava sacar um benefício previdenciário de pensão por morte anteriormente implementada por uma quadrilha de fraudadores.

A fraude consiste em forjar documentação a fim de simular a existência de uma relação conjugal entre a pessoa que será beneficiada pelo golpe e outra qualquer já falecida para, então, requerer ao INSS a pensão por morte.

A mulher presa na ação de ontem também é suspeita de ter sacado outro benefício de pensão por morte fraudulento, em circunstâncias semelhantes, mas que estava registrado no nome de outra pessoa.

Para a identificação dessas fraudes, a Polícia Federal contou com o apoio do Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária do Estado do Rio de Janeiro, órgão do Ministério da Previdência Social, além do setor antiraude da instituição financeira pela qual a presa recebia o benefício.

A partir dessa prisão, as investigações vão buscar identificar os demais integrantes da quadrilha por trás das fraudes, que vêm causando graves prejuízos ao INSS.

Após as formalidades de praxe, a presa foi encaminhada ao sistema prisional do Estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ela responderá pelo crime de estelionato previdenciário, previsto no Art. 171., § 3º do Código Penal, e pode pegar pena de mais de seis anos de reclusão, além de multa.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.