Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal participa de reunião de chefes de Polícia do Mercosul

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Polícia Federal participa de reunião de chefes de Polícia do Mercosul


 O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, participou, ontem (15/6), da reunião de chefes de Polícia do Mercosul. A reunião foi presidida pelo diretor-geral da Policia Federal Argentina e reuniu os chefes de Polícia de nove países da América do Sul.

Na agenda, foram discutidas estratégias para combate ao crime organizado transnacional, em especial o combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Os participantes discutiram, também, a estratégia para compartilhamento de informações policiais por meio da Plataforma Sisme, desenvolvida pela Secretaria Executiva do Mercosul.

A reunião faz parte de várias agendas realizadas, nesta semana, pela Polícia Federal na Argentina, com o intuito de fortalecer a cooperação entre as forças policiais no combate ao crime organizado transnacional.

Cooperação internacional 

 Nesta semana, outras três ações para entendimentos de cooperação internacional contaram com a PF e autoridades estrangeiras. Na última terça-feira (14/6), foi firmado acordo de cooperação internacional com o Instituto Superior de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública da Cidade Autônoma de Buenos Aires (ISSP), durante visita de dirigentes da PF ao instituto, bem como a assinatura de Memorando de Entendimento com a Polícia Federal Argentina (PFA).

Já na segunda-feira (12/6), a Polícia Federal participou de reunião extraordinária da Comunidad de Policías de América (Ameripol), com os chefes de Polícia dos países-membros da organização, que tem por objeto a colaboração acadêmica, técnica e científica entre as partes, para a formação, capacitação, profissionalização e investigação em matéria de segurança pública. Atualmente, é composta por 35 Forças Policiais e 30 Organizações de Observação, distribuídas pelo mundo.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.