A Polícia Federal iniciou nessa quinta-feira (27/7), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), a Operação Coringa com o objetivo de cumprir dois mandados de busca e apreensão em endereços em São Paulo.
A operação visa apurar a conduta de um “hacker” que invadiu “sites” do governo federal e de instituições privadas, como bancos e empresas de telefonia, tanto no Brasil quanto no exterior.
Os acessos indevidos, que se davam por meio de programas maliciosos, eram anunciados e vendidos em fóruns hospedados na DarkWeb. Os pagamentos tinham que ser feitos por meio de criptomoedas e com a intermediação de um garantidor.
A operação teve colaboração internacional com os Estados Unidos, em razão do investigado ter também invadido sistemas do governo e de empresas americanas.
O investigado será indiciado no crime de invasão de dispositivo informático e no de receptação. Além disso, o criminoso continua a ser investigado pela possível prática dos crimes de organização criminosa.
O nome da operação vem do fato de o investigado assumir diversas identidades e realizar várias funções distintas, agindo como um verdadeiro coringa.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.