A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou, na manhã da última sexta-feira (25), uma operação policial destinada a recuperar e restituir aparelhos celulares provenientes de roubos e furtos na Região Metropolitana de São Luís. A operação foi coordenada pela Seccional Leste, pertencente à Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC)
O delegado Henrique Mesquita informou que a Seccional Leste e as unidades vinculadas vêm fazendo um intenso trabalho destinado a recuperar e restituir aos legítimos proprietários seus aparelhos celulares.
Segundo a autoridade policial, os aparelhos celulares são considerados mais cobiçados por autores de crimes patrimoniais, devido à facilidade para subtração e venda no mercado de usados.
O delegado ainda fez um alerta para que as pessoas evitem fazer esse tipo de compra quando for duvidosa a procedência, sob risco de responder pelo delito de receptação, seja na modalidade dolosa, quando se sabe que o objeto é produto de crime, ou culposa, quando pelas circunstâncias do preço seria capaz de supor que o aparelho seja de procedência ilícita.
A autoridade policial, informou, ainda, que diversas vítimas compareceram à delegacia a fim de receberem de volta seus telefones celulares, o que somente foi possível porque fizeram o registro da ocorrência policial constando o número do IMEI, que é o código de identificação única desses equipamentos eletrônicos, possibilitando o trabalho investigativo destinado a apurar os delitos patrimoniais.
Vale destacar que várias unidades distritais vêm se destacando na recuperação desses aparelhos telefônicos, tais como a delegacia do Maiobão que, entre janeiro e julho de 2023, recuperou mais de 40 celulares.
Já a Seccional Leste, ao longo da semana passada, conseguiu restituir quase 10 telefones e, somente na última sexta-feira, 19 celulares estavam à disposição das vítimas, aguardando o comparecimento delas para fins de formalização do termo de restituição respectivo.
Durante a entrega de um dos aparelhos, a vítima conseguiu identificar o autor do roubo, que se deu dentro de um veículo de transporte público, o que possibilitará uma investigação policial, em desfavor do suspeito.
Atenção
A Polícia Civil disponibiliza o número de WhatsApp (98) 98418-5661 para que a população possa repassar informações, sendo garantido o total sigilo do informante.
(Informações da PC-MA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.