Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal realiza reunião de Altos Dirigentes de Polícia sobre Crimes na Amazônia

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Polícia Federal realiza reunião de Altos Dirigentes de Polícia sobre Crimes na Amazônia


 A Polícia Federal realizou, nessa segunda-feira (7/8), a reunião de Altos Dirigentes de Polícia sobre Crimes na Amazônia em Belém (PA), com o objetivo de discutir a problemática dos crimes contra o meio ambiente e prospectar as ações relativas ao tema dentro do contexto policial. Na reunião, os países participantes assinaram uma declaração conjunta de compromisso com a finalidade de intensificar o compartilhamento de experiências e boas práticas no combate aos crimes ambientais, em especial na Amazônia.

Do lado brasileiro, discursou sobre a experiência nacional o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, e os trabalhos foram conduzidos pelo diretor de Cooperação Internacional, Valdecy Urquiza.

O diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, participou da abertura do evento e destacou a importância da cooperação entre as nações no enfrentamento aos ilícitos ambientais: “A implementação de mecanismos de cooperação internacional fortes é o que fará com que estejamos preparados para enfrentar o crime organizado em território amazônico de forma assertiva”.

O diretor-geral anunciou, ainda, a criação do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) da Amazônia, uma valiosa plataforma a ser estabelecida na região para o compartilhamento de informações e inteligência e para a troca de conhecimento, boas práticas e tecnologia entre as forças policiais e de segurança que o irão compor.

Participaram do evento 17 convidados estrangeiros, representantes de oito países (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, França (Guiana Francesa)), da Ameripol e da Interpol, mais o Brasil, anfitrião do encontro, que ratificou sua posição de destaque nesse cenário de prevenção e combate aos crimes ambientais no hemisfério sul. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também discursou durante a reunião.

 (Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.