Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Oasis 14 para combater fraudes bancárias

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Polícia Federal inicia Operação Oasis 14 para combater fraudes bancárias


 Na manhã da última quarta-feira (29/5), a Polícia Federal iniciou a Operação Oasis 14 no município de Niterói, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pela abertura de empresas falsas e contas bancárias empresariais para a realização de diversas fraudes.

Nessa ação, os policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Niterói. Foram apreendidas centenas de máquinas de cartão de crédito, mais de 40 documentos de identidade falsos, cartões bancários e quatro veículos. Além disso, um dos investigados foi preso, em flagrante, por corrupção ativa, após oferecer dinheiro aos policiais federais no momento da abordagem.

A investigação revelou que o líder da quadrilha recrutava pessoas físicas e empresários interessados em participar do esquema, tornando-os sócios das empresas, além de realizar empréstimos bancários e emitir cartões de crédito sem lastro patrimonial.

Embora as empresas fossem formalmente registradas em nome desses indivíduos, o fraudador era quem controlava as operações bancárias, contas, cartões de crédito e débito, recebendo a maior parte do dinheiro obtido ilegalmente. Para evitar a detecção de fraude, os empréstimos eram realizados ao longo de um ano e meio por meio de pagamentos mensais descontinuados, causando inadimplência e prejuízo aos bancos.

Os fraudadores ainda registravam várias empresas no mesmo endereço de firmas legítimas, conseguindo, assim, que os bancos atestassem seu funcionamento durante as vistorias.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do Estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele responderá pelos crimes de corrupção ativa, estelionato, falsidade ideológica e falsificação/uso de documentos falsos. 

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.