A Polícia Federal iniciou a Operação Segurança Legal em Guajará-Mirim (RO), na última sexta-feira (24/5), com a finalidade de fiscalizar empresas e pessoas que exploram, irregularmente, atividades de segurança privada.
Durante a ação, foram fiscalizadas três empresas clandestinas, bem como foram realizadas atividades de conscientização em estabelecimentos comerciais sobre a necessidade de contratação de serviços de segurança privada legalizados e regulares.
No Brasil, tais atividades são autorizadas, controladas e fiscalizadas pela Polícia Federal e são consideradas complementares às atividades de segurança pública.
São elementos, entre outros, que caracterizam atividade de segurança privada o uso de cassetete ou algemas, a utilização de uniforme ostensivo, a função de intervir na constatação de atitude suspeita, a realização de revista privada, realização de rondas, motorizadas, ou não, e a abordagem de pessoas para esclarecimentos de situações.
Essas atividades só podem ser exercidas por vigilantes e por estabelecimentos autorizados e fiscalizados pela Polícia Federal.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.