Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Vacinação contra a gripe termina nesta sexta no Maranhão

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vacinação contra a gripe termina nesta sexta no Maranhão

Em São Luís, aumentou o movimento nos postos de vacinação. Confira em vídeo a reportagem de Marcial Lima:



Secretária Olga Simão participa de reunião com nova secretaria do MEC

A Secretária de Estado da Educação, Olga Simão participou quarta-feira (25), no auditório do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), da reunião de apresentação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), que tem como principal objetivo coordenar as ações do Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos nos estados e municípios.


Também compete a essa Secretaria de Articulação a organização, no âmbito dos estados e municípios, dos planos estaduais e municipais, com foco na universalização da educação básica, tendo por base o Plano Nacional de Diretrizes e Metas para a próxima década.

Com a mobilização nos estados, a Secretaria também se propõe a sensibilizar os gestores estaduais e municipais para o esboço de seus respectivos planos, aproveitando que, neste primeiro semestre, no caso dos estados, será organizado o Plano Plurianual de Investimento, que deve conter as metas parciais dos primeiros quatro anos.

Ao conhecer a Secretaria de Articulação do MEC, a secretária Olga Simão destacou que a estrutura criada pelo ministério fortalece o sistema educacional do Maranhão. Ela lembrou que o Governo do Estado buscou, por determinação da governadora Roseana Sarney, a parceria do MEC e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para reestruturação do sistema de ensino estadual. “A expectativa com esta parceria é que o estado avance em seus indicadores educacionais”, afirmou Olga Simão.

O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Carlos Abicalil, frisou ser esse um momento impar para se fortalecer a política educacional no Brasil. “Em regime de colaboração iremos pactuar o que é de responsabilidade da União e de cada um dos estados e de seus municípios. O Maranhão possui uma parceria interessante com o MEC no projeto de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o fortalecimento da educação”, observou o secretário.

De acordo com Abicalil, a Secretaria de Articulação do MEC apoiará três áreas especificas: Plano Nacional de Educação e a cooperação com os estados; valorização do profissional, com o foco na aplicação do Piso Salarial Nacional e a carreira dos profissionais da educação; e as organizações de acompanhamento e controle dos sistemas educacionais, como conselhos de educação, e de políticas como Merenda e Transporte escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.