Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Professora maranhense lança livros em Portugal

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Professora maranhense lança livros em Portugal

A professora e psicóloga maranhense Artenira da Silva e Silva Sauaia embarca nesta terça-feira (27) para Portugal, onde fará o lançamento dos livros “Violência doméstica contra criança: uma epidemia ainda silenciosa” e “Humanização e Transdisciplinaridade” na Universidade do Porto. Além dos livros, a pesquisadora apresentará o projeto de extensão “Sobremesa com Arte”, desenvolvido conjuntamente com alunos dos cursos da área da saúde daUniversidade Federal do Maranhão.

A viagem é uma ação que visa fortalecer a parceria da UFMA com a Universidade do Porto, e intensificar a cooperação internacional da instituição acadêmica maranhense comentidades de prestígio no exterior, uma preocupação da gestão do reitor Prof. Dr. Natalino Salgado Filho.

Os livros da doutora Artenira Sauaia têm o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. “O UNICEF através de seu escritório no Maranhão na pessoa de Eliana Almeida me contratou como consultora para realizar um diagnóstico da questão da violência intrafamiliar contra a criança em São Luís. Desse contato inicial surgiu a idéia de iniciar um estudo pioneiro no Brasil que propusesse invertero pólo de atenção do problema da vítima para o agressor”, explica.

A professora Artenira Sauaia é formada em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), mestre em Saúde e Ambiente e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora,pesquisadora e coordenadora da especialização em Saúde Mental e Coordenadora Política da Assessoria de Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão. A psicóloga é proprietária do Espaço Psi, localizado no Monumental Shopping, onde atende pacientes de várias idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.