Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Piauí vai tomar do Maranhão o segundo lugar em produção de grãos do Nordeste

terça-feira, 24 de abril de 2012

Piauí vai tomar do Maranhão o segundo lugar em produção de grãos do Nordeste

Em mais dois ou, no máximo, três anos, o Piauí deverá ultrapassar o Maranhão e ocupar o segundo lugar na produção de grãos no Nordeste, perdendo apenas para a Bahia. A estimativa é de técnicos da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), tomando por base o último levantamento de safra realizado pelo órgão, no fim de março.

Na média, na safra deste ano, o Piauí já terá uma produtividade maior que a do Maranhão e apresentará um crescimento em torno de 17,9% em sua produção, enquanto os maranhenses deverão crescer apenas 6,5%. “Com o crescimento que vem se verificando, acredito que em dois anos o Piauí já poderá ser o segundo maior produtor de grãos do Nordeste”, avalia José Drummond de Carvalho, do Setor de Apoio de Logística de Oferta, da Conab, no Piauí.

O estudo leva em conta que o Piauí possui uma área maior para expandir suas plantações. Na safra atual, o Maranhão apresenta uma área plantada superior à do Piauí em 500 mil hectares, no entanto a distância entre os dois vem diminuindo ano após ano.

Para a próxima safra, só uma empresa deverá plantar 50 mil hectares de soja no município de Baixa Grande do Ribeiro. “Espaço para plantar não vai ser problema no Piauí”, adianta Drummond.

A soja do Piauí na safra deste ano pela primeira vez alcançará uma produtividade de 3 mil quilos por hectare, o mesmo índice do Maranhão, mas na média geral de todos os produtos deverá ficar em 2.174 quilos por hectare, superior aos 2.025 quilos maranhenses. A Bahia, maior produtor do Nordeste, mantém a liderança com uma produtividade de 2.454 quilos por hectare.