Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Alarmante: 112 acidentes foram registrados na Av. dos Portugueses no primeiro semestre do ano

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Alarmante: 112 acidentes foram registrados na Av. dos Portugueses no primeiro semestre do ano

A Avenida dos Portugueses, a única via de acesso à área Itaqui-Bacanga, de janeiro a julho deste ano registrou 112 acidentes, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre as principais causas para o alto índice de acidentes na via, estão a precariedade da fiscalização e sinalização e a imprudência de motoristas e pedestres.

Em diversos pontos da avenida é possível encontrar situações que contribuem para o aumento do número de acidentes no local. Em frente ao Hospital da Mulher, a faixa de pedestres está parcialmente apagada e no local não há semáforos, fato que dificulta a travessia de pedestres. "Eu vou ao Hospital da Mulher com muita frequência e toda vez é bem complicado atravessar. Tenho de esperar a boa vontade dos motoristas em parar", disse a estudante Maria da Conceição Lopes.

Se não bastasse a faixa quase apagada, muitos motoristas ignoram a presença dos pedestres e não param os veículos. A falta de sinalização, tanto horizontal como vertical, aliada à imprudência de muitos motoristas, é agravante para o aumento do número de acidentes que acontecem na Avenida dos Portugueses. Somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 112 acidentes na via, sendo o trecho da barragem do Bacanga onde aconteceram mais acidentes, 65 no total.

Compromisso - A Avenida dos Portugueses é um prolongamento da BR-135 e por causa disso a fiscalização é de responsabilidade da PRF, e a sinalização do DNIT. O superintendente do órgão, Gerardo Freitas Fernandes, informou a O Estado que em junho foi assinado um termo de compromisso com o Governo do Estado para que seja feita a restauração de 4.500 quilômetros da Avenida dos Portugueses. A solicitação está em Brasília aguardando processo licitatório. "Com essa recuperação, espera-se melhorar a situação da Avenida dos Portugueses. As obras ainda não têm data para começar, porque dependem da realização de licitações para escolha da empresa que fará a obra", disse Gerardo Freitas Fernandes.

O superintendente informou ainda que o projeto de revitalização inclui reforma e construção de acostamentos, paradas de ônibus e colocação de sinalização horizontal e vertical.

Nos horários de pico, o trânsito na avenida fica lento por ser a única via de acesso à área Itaqui-Bacanga, onde está situada a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Vale e a área portuária da cidade.

"É um inferno ter de passar por aqui todos os dias. Quando venho do trabalho, perco muito tempo em engarrafamento e por causa disso já presenciei muitos acidentes", disse o técnico administrativo, Bruno Soares, de 27 anos.

Insuficiente - A PRF, sendo o órgão responsável pela fiscalização na avenida, informou que tem contingente de inspetores insuficiente para fiscalizar diariamente a via e só se desloca até o local quando acontecem acidentes ou quando há algum evento nas proximidades que aumente o tráfego de veículos.

"Infelizmente não conseguimos manter sempre uma equipe na Avenida dos Portugueses, por causa do número reduzido de inspetores, mas sempre que necessário, nos deslocamos até lá", informou o chefe da sessão de policiamento e fiscalização da PRF, Júlio Licá Pereira.

Ele exemplificou que durante a realização da SBPC, no campus da UFMA, o órgão pediu reforços de outros estados para fazer a fiscalização na Avenida dos Portugueses. Foram chamados 18 inspetores dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

"Seria ótimo se houvesse um acordo entre o Município e o Governo Federal para transferir o controle da Avenida dos Portugueses para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes [SMTT]. Quem ganharia seria a população, pois é complicado para a PRF fiscalizar a avenida", disse Júlio Licá Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.