Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Aneel aprova reajustes para contas de luz no Maranhão, Piauí e Distrito Federal

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aneel aprova reajustes para contas de luz no Maranhão, Piauí e Distrito Federal

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (20), em reunião extraordinária, reajustes tarifários para as distribuidoras de energia Cemar (Maranhão), Cepisa (Piauí) e CEB (Distrito Federal).

No caso da Cemar, o reajuste médio para os clientes será de 1,75%, válido a partir de 28 de agosto. A empresa atende a 1,9 milhão de unidades consumidoras no Maranhão.

Já para os cerca de 1 milhão de clientes da Cepisa, o reajuste médio na conta de luz será de 6,07%, também a partir de 28 de agosto.

A diretoria da Aneel aprovou ainda a terceira revisão tarifária da CEB. O aumento para os cerca de 882 mil clientes da distribuidora será de, em média, 1,54%, e começa a valer em 26 de agosto.

O reajuste, porém, pode ser alterado em 2013 já que foi verificado erro na base de ativos apresentada pela empresa, que serve para cálculo de reajustes.

De acordo com o relator do processo, Romeu Pepitone, a empresa “teve dificuldade” de apresentar aos fiscais da Aneel, em campo, alguns ativos listados em relatório. Ele atribui o problema a falta de organização da CEB e descartou má-fé.

O ciclo de revisão tarifária é um procedimento feito a cada quatro anos, em média, e tem o objetivo de repassar aos consumidores ganhos de produtividade e eficiência obtidos pelas distribuidoras em anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.