Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: São Luís sediará reunião de ministros do Mercosul

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

São Luís sediará reunião de ministros do Mercosul

No ano do seu quarto centenário, São Luís vai sediar uma reunião histórica. Os ministros de Turismo do Mercado Comum do Sul (Mercosul) desembarcam na capital maranhense para discutir, na próxima sexta-feira (7), estratégias para aumentar o fluxo de visitantes entre os países vizinhos, definição de roteiros integrados e ampliação da promoção turística compartilhada dos destinos sulamericanos. A iniciativa é do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que vai abrir o evento ao lado da anfitriã, a governadora Roseana Sarney.

Atualmente, dos 5,4 milhões de turistas internacionais que visitam o Brasil, quase metade vem da América do Sul (2,6 milhões). Desses, 1,6 milhão vem da Argentina. "Temos um amplo mercado a explorar. Há diversos países vizinhos que podem fortalecer o nosso turismo internacional. É preciso definir a estratégia correta para aumentarmos o fluxo turístico sul-americano numa equação em que todos ganham", afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O encontro de ministros será precedido por uma reunião técnica de assessores na quinta-feira (6). Os participantes darão as boas-vindas ao mais recente integrante do bloco, a Venezuela; discutirão a atual situação e os avanços da criação do Fundo de Promoção Turística do Mercosul em cada país e traçarão a estratégia de divulgação conjunta em mercados de longas distâncias. Atualmente, os membros do Mercosul mantêm um escritório de promoção turística em Tóquio, no Japão.

Esta será a primeira vez que o encontro de ministros será realizado fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Brasília. A escolha da capital maranhense foi feita em homenagem aos 400 anos da cidade. "São Luís reúne belezas naturais, históricas e culturais. Não poderia deixar de presenteá-la com um evento tão importante para o Brasil e a América do Sul", comentou Gastão Vieira.

Estão confirmados representantes de todos os países integrantes do Mercosul: Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela. "O rico conjunto arquitetônico colonial português, além de reminiscências da ocupação francesa e da presença holandesa na

Ilha representam o caminho de convergência que queremos trilhar para o turismo no Brasil e na América do Sul", complementa Vieira.

A Reunião Especializada em Turismo foi criada em 1992. Deixou de acontecer em 2001 e 2002, mas foi reativada por iniciativa brasileira a partir de 2003, com a criação do Ministério do Turismo. Trata-se de um fórum de trabalho governamental, no qual são discutidas estratégias de viabilização das políticas do setor em seus estados-membros e definidas ações comuns para promover o Mercosul como destino turístico internacional.

A 12ª Reunião de Ministros de Estado de Turismo do Mercosul (RMTur) será realizada no Palácio dos Leões na sexta-feira (7) pela manhã. Os participantes assinarão o documento oficial com as deliberações e, depois do almoço, farão um city tour pelos principais atrativos turísticos da Ilha à tarde. Visitarão a Fábrica Santa Amélia, reformada com recursos do Ministério do Turismo, e o Museu da Língua Portuguesa, que tem o apoio da Vale. Por último, participarão de um jantar de confraternização com a governadora Roseana Sarney.

Além da participação no encontro, promovido pela primeira vez em São Luís, e da visita aos principais pontos turísticos da capital maranhense, os representantes dos ministérios do Turismo dos países do Mercosul farão um sobrevoo pela região dos Lençóis Maranhenses, tendo como guia o próprio ministro brasileiro Gastão Vieira. Eles irão conhecer a área dos Lençóis propriamente dita, áreas de forte frequência urística e também áreas ainda inexploradas em toda a região. Também conhecerão a cidade de Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis. Na volta a São Luís, serão recebidos por manifestações folclóricas regionais.