Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Sindcombustíveis-MA alerta para o aumento do preço dos combustíveis em 2013

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Sindcombustíveis-MA alerta para o aumento do preço dos combustíveis em 2013


Esta semana, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, declarou em entrevista ao um jornal que aguarda um aumento no preço da gasolina de 6%, considerando o plano de negócios da estatal até 2016, mas argumentou que o governo ainda não definiu como será feito o reajuste.

“Foi premissa do plano de negócios (2012-2016) ter um reajuste de 15% para gasolina e diesel nesse período”, disse Foster.

Diante disso, o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis-MA), Orlando Santos, alerta que, além do aumento de 6% no início de Janeiro, os preços nas bombas devem ficar na faixa dos 10%.

“O consumidor deve ficar alerta, pois existem postos em São Luís adulterando as bombas sobre a quantidade dos produtos. Além do consumidor, órgãos de fiscalização como o Inmetro, Procon e  Delegacia do Consumidor, devem redobrar a rigidez fiscalizando durante o feriado e também durante a noite”, alertou.

Recentemente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também admitiu que a Petrobras “certamente” iria fazer um reajuste no preço da gasolina em 2013, com impacto na bomba. Segundo ele, não se trata de uma medida excepcional, já que houve um reajuste este ano no preço dos combustíveis.

O reajuste em 2012, no entanto, não foi sentida pelos consumidores porque o governo terminou “zerando” a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide), um tributo cobrado sobre o preço do produto. Sobre isso, a presidente da Petrobras afirmou:

“Em junho, tivemos reajuste de 3,94% do diesel e de 7,83% da gasolina. Em julho, tivemos outros 6% no diesel. Então, tem uma diferença de 4% no diesel e de 6% na gasolina. Não estou dizendo que isso é aumento. Esse valor é a diferença, que pode ser dada de uma vez só ou em longas etapas (até 2016). Quanto mais agora (ser dado o reajuste), melhor para a Petrobras”, justifica.

Já sobre isso, o presidente do Sindcombustíveis-MA têm uma opinião diferente, ele avalia um grave problema. Segundo Orlando, as distribuidoras todo mês têm aumentado seus valores em 1% ou 2% e a revenda, por sua vez, não tem passado para o público.