Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Acessos à praia do Olho d'Água são interditados para tráfego de veículos

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Acessos à praia do Olho d'Água são interditados para tráfego de veículos


O acesso de veículos à praia do Olho d´Água, em São Luís, está proibido. Ontem, agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) interditaram os três pontos de acesso à praia, as ruas São Carlos, Rio Claro e a Alameda Santos, e orientavam os condutores que trafegavam pela faixa de areia a sair do local. Mas a proibição não atrapalhou o fluxo de pessoas no local, que esteve lotado durante o período da manhã. Em outras praias da Região Metropolitana de São Luís também foi grande o movimento de pessoas que aproveitaram o dia de sol e o feriado de Corpus Christi para descansar na orla.

Cumprindo determinação da Justiça Federal, a Prefeitura de São Luís, por intermédio da SMTT, interditou desde ontem o acesso de veículos automotores à praia do Olho d´Água. A proibição é válida para todos os dias da semana, mas em fins de semana e feriados a fiscalização será intensificada, pois nesses dias aumenta a procura pela orla. Ontem, 10 agentes de trânsito fiscalizavam o tráfego de veículos nas ruas São Carlos, Rio Claro e a Alameda Santos, que servem de acesso à praia. Apesar do tráfego de veículos ser proibido em todas as praias de São Luís, a interdição está ocorrendo apenas no Olho d´Água.

A operação realizada ontem foi apenas educativa e os condutores que insistiam em descumprir a norma eram informados da determinação e orientados a sair do local. Apesar de guinchos terem sido levados para os pontos interditados, nenhum motorista teve o carro apreendido. Acostumados a trafegar livremente pela faixa de areia da praia, muitos motoristas foram surpreendidos pela proibição. "Sempre trafeguei por aqui e nunca tive problemas. Hoje informaram que não podemos mais entrar com os carros na praia. Apesar do incômodo, acho que é melhor, pois evita transtornos e até acidentes", comentou Paulo André Moreira.

Decisão - A proibição de tráfego de veículos na Praia do Olho d´Água é resultado de uma decisão favorável concedida pela Justiça Federal ao Ministério Público Federal (MPF), que ajuizou Ação Civil Pública pedindo a suspensão imediata, pela Prefeitura de São Luís, da circulação de veículos automotores nas praias da capital, alegando que fluxo desordenado de veículos em meio aos espaços reservados aos banhistas compromete a segurança desses locais.

Em ofício encaminhado quarta-feira, dia 29, à Prefeitura, o juiz federal Ricardo Felipe Rodrigues Macieira reiterou pedido de providências enviado anteriormente. "Temos dificuldade em cumprir integralmente a decisão, por razões operacionais, mas ato judicial é para ser respeitado e cumprido. Portanto, estaremos adotando as medidas determinadas, na medida das nossas possibilidades", informou a secretária de Trânsito e Transporte, Fabíola Aguiar.

Segundo a SMTT, apenas moradores, veículos que prestam serviços públicos, como atividades de limpeza e conservação das praias, patrulhas policiais e Corpo de Bombeiros, podem trafegar pela localidade. Para facilitar a identificação dos moradores pelos agentes de trânsito que fiscalizarão o cumprimento da determinação judicial, a secretaria emitirá autorizações especiais. No momento, está sendo estudada a melhor forma de conceder a autorização, uma possibilidade é a emissão de um selo que seria fixado no veículo.

Movimento - Apesar da proibição do tráfego de veículos, a Praia do Olho d´Água esteve cheia ontem devido ao feriado de Corpus Christi. O dia de sol forte atraiu ludovicenses e visitantes para orla em busca de descanso. Alecídia Lisboa, que nasceu em São Luís mas mora em Brasília, aproveitou o feriado para matar a saudade dos familiares e se resolveu tomar banho de mar na companhia dos irmãos. "Todos os anos venho a São Luís nessa época. Aproveito para descansar, visitar a família e matar a saudade do nosso mar", disse.

Donos de bares comemoravam o movimento intenso nas praias ao longo de toda a Avenida Litorânea (São Marcos e Calhau). "Como amanhã [hoje] é ponto facultativo para os funcionários do Município, muita gente está curtindo o dia na praia sem se preocupar com horários", disse João Carlos Martins, gerente de bar. Mesmo tendo de trabalhar hoje, o funcionário público estadual Wagner Oliveira não deixou de ir à praia ontem. "Estou aqui com minha esposa e filhos e isso já é o suficiente para desestressar", comentou.

Na Praia do Meio, em São José de Ribamar, o fluxo de pessoas também foi intenso e, apesar da grande quantidade de carros estacionados na areia, os banhistas aproveitaram para pegar sol e praticar esportes como futebol.