Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Noite do Brega vai animar a segunda-feira na Maria Aragão

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Noite do Brega vai animar a segunda-feira na Maria Aragão


Os cantores Eugênia Miranda e Walfredo Jair vão comandar a “Noite do Brega” do Terreiro da Maria, na Praça Maria Aragão, Centro, a partir das 21h desta segunda-feira (23). Antes, às 19h, o público terá como atrações do arraial o Cacuriá da Fé em Deus e o Boi de Orquestra de Tajaçoaba. Logo após o show brega, haverá a apresentação do Boi de Matraca Famosão de Humberto de Campos.

Além de reservar uma noite da programação para o ritmo brega, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), também reservou uma “Noite do Forró”, que acontece na próxima quinta-feira (26), com a participação das bandas  Forró Pé no Chão, Marinaldo do Forró e Forró do Bom.

 As noites do brega e do forró estão sendo chamadas pela organização do Terreiro da Maria de “bailes populares” e são inéditas na programação junina do Município. Segundo o coordenador de eventos da Fundação de Cultura, Ribamar Moraes, a ideia é fazer com que o arraial da Maria Aragão tenha a “cara” e o gosto do ludovicense. Paralelamente aos bailes, será mantida a programação tradicional com as brincadeiras juninas.



DOMINGO

No último domingo (22), na Praça Maria Aragão, um número expressivo de pessoas já andava pelo arraial antes do início da programação. A primeira atração da noite foi a Dança do Cacuriá Mirim Rabo de Saia. Com seus pares juvenis e roupas floridas, o grupo foi bastante aplaudido pelos visitantes e turistas.

A Quadrilha Flor do Sertão, do tradicional Bairro do Monte Castelo, foi a segunda atração da noite. “Faz um tempo que eu não via uma quadrilha tão bonita e com roupas luxuosas como essa. Amei a apresentação, me fez lembrar minha época de escola, quando eu saía em um desses folguedos”, contou a empresária Luiza Maria Pereira Santos.

Em seguida, o tablado do arraial do Terreiro da Maria recebeu o Boi de Orquestra Tradição de São Bento. Já a cantora Célia Leite trouxe em seu repertório homenagens aos artistas locais e aos grupos de Boi da Maioba, Axixá e Pindaré.

O Boi da Baixada de Santa Fé chamou a atenção do público presente ao arraial ao se apresentar com seus enormes e iluminados cazumbás. Na saída do grupo, pessoas fizeram questão de tirar fotos com os personagens. “É uma alegria para a gente ver o reconhecimento do público com a nossa brincadeira”, declarou a brincante do boi, Tainaina Barcos Pinheiro, que há três anos se apresenta como cazumbá.

Ela disse que a indumentária não pesa na hora da evolução do personagem no palco. “A cabeça é feita com isopor. Bordamos o veludo que o reveste e colocamos as luzes, que é uma das nossas características. Quem usa não sente qualquer desconforto”, conta. O Boi de Matraca de Ribamar foi a última atração da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.