Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Militar recebe 50 bafômetros e intensificará fiscalização no trânsito

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Polícia Militar recebe 50 bafômetros e intensificará fiscalização no trânsito

A fiscalização no trânsito para evitar que motoristas dirijam sob o efeito de bebida alcoólica será intensificada a partir desta semana em São Luís. As ações serão desenvolvidas por meio da Operação Lei Seca - Vida no Trânsito, lançada na manhã de ontem em solenidade no Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado. Durante o evento, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) doou para a Polícia Militar (PM) 50 etilômetros (bafômetros) que serão utilizados nas operações.

Além do Detran e da PM, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim) participarão das atividades, reunindo todos os órgãos que compõem o sistema de segurança do estado.

No evento de lançamento da operação, estiveram presentes a secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, representando a governadora Roseana Sarney; o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior; o diretor-geral do Detran, André Campos; o comandante Geral da PM, coronel Zanoni Porto; a delegada-geral de Polícia Civil, Cristina Resende; entre outras autoridades.

Metodologia - As atividades da operação serão desenvolvidas conjuntamente pelos órgãos envolvidos. A PM, por meio da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind), fará as abordagens de fiscalização do licenciamento 2014 e referentes à Lei Seca. Já os bombeiros verificarão a presença e a validade dos itens de segurança dos veículos, como os extintores de incêndio.

Os peritos do Icrim serão responsáveis por verificar se a documentação dos veículos e dos condutores é original. A Polícia Civil será encarregada de fazer a ocorrência policial e encaminhar o condutor à delegacia, caso seja encontrada alguma grave irregularidade. Todo o trabalho de consulta ao sistema, preenchimento dos autos de infração e educação para o trânsito, ficará a cargo do Detran.

As operações serão realizadas em pontos estratégicos da capital maranhense. Para isso, serão montadas blitze em locais previamente mapeados pela polícia onde comumente os motoristas dirigem os seus veículos sob o efeito de bebidas alcoólicas.

Importância - Dados do Detran mostram que no primeiro semestre deste ano mais de 500 condutores, sendo 100 apenas em São Luís, descumpriram o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que penaliza a direção sob o efeito de bebida alcoólica. Ao longo dos últimos três anos, foram cometidas 2.576 infrações dessa natureza em todo o estado, sendo 521 na capital.

Tais infrações renderam ao longo dos últimos cinco anos, segundo os dados do setor de suspensão do Detran, mais de 1.200 processos instaurados. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, foram mais de 150 processos contra condutores imprudentes.

De acordo com a secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, a operação tem o objetivo de garantir a segurança da população. "Com isso, estamos reiterando a preocupação da governadora Roseana Sarney que está cada vez mais investindo em segurança para proteger e salvar a vida da população", afirmou.

Na opinião do secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior, a ação representa uma união de forças dos órgãos de segurança do estado em prol da sociedade. "O trabalho é uma demonstração da união de todo o sistema de segurança para a população. Esse é um trabalho que não vai se resumir apenas à capital, mas também será desenvolvido em todo o estado", frisou.

Já para o comandante-geral da PM, coronel Zanoni Porto, as operações contribuirão para reduzir a criminalidade na região metropolitana. "Essa é uma política de segurança do estado que visa não apenas combater a violência no trânsito, mas também reduzir a criminalidade, pois durante as atividades serão feitas abordagens nos veículos para evitar o tráfico de drogas e o transporte de armas", pontuou.

O diretor-geral do Detran, André Campos, disse que a operação foi desenvolvida com o intuito de evitar acidentes de trânsito que podem deixar feridos ou mortos. "O nosso objetivo não é punir, mas orientar e conscientizar a sociedade que não se pode dirigir alcoolizado", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.