Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Insegurança na igreja

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Insegurança na igreja

Usuários de drogas invadem igreja na Cohab e causam preocupação

Por meio de nota  divulgada pela Pastoral da Comunicação, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro da Cohab, confirma o que o Blog já tinha informado.  Leia na integra o que foi dito na nota da Igreja. " O  recém construído palco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, era para ser um sonho aos fiéis, mas aos poucos tem se tornado um pesadelo. O motivo são os usuários de drogas que tem ocupado o largo da igreja matriz e utilizado o local como abrigo, há cerca de sete meses, para dormirem; cozinharem; fazerem suas necessidades fisiológicas e terem relações sexuais. 

Como as relações acontecem explicitamente a qualquer hora do dia, inclusive quando fiéis chegam para participarem das missas, o ocorrido vem trazendo preocupação e insegurança aos paroquianos que frequentam o templo e a secretaria paroquialA Comunidade Paroquial está se mobilizando para buscar uma solução para este que é um desafio social, mas que compete à igreja lançar luzes sobre essa realidade, visto que os envolvidos são também filhos de Deus e precisam ser ajudados. O pároco da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, frei Domingos Marques, explica como a instituição religiosatem enfrentado o problema.

A Campanha da Fraternidade deste ano nos impele, como igreja, a que nos sintamos ‘incomodados’ com os desafios que nos são apresentados pela sociedade do descartável, que sofre com a superpopulação urbana e tantas outramazelas dela decorrentes. Um deles é a situação de tantos dependentes de drogas que vêm, normalmente, de famílias desestruturadas. Por isso, da nossa parte, nos cabe enfrentar o desafio com um olhar cristão, não somente de cidadãos que estão se sentindo lesados em seus direitos. Isto nos faz procurar outra forma de agir diferente, que leve em conta a realidade daqueles que estão ocupando o palco e o largo da matriz, ou seja, não podemos apenas desejar e buscar nos livrar do problema como fazem outras instituições ou empresas”, esclareceu frei Domingos Marques.

A aglutinação cada vez maior de usuários tem mobilizado a comunidade e os paroquianos para evitar que o local se torne mais uma “cracolândia” da cidade. O casal de coordenadores da matriz, João e Antônia Nascimento explicam porque a situação precisa de um olhar atencioso. “Como cristãos nos compadecemos com a situação dos moradores de rua e usuários de drogas. Contudo, uma medida enérgica precisa ser tomada pelas autoridades, pois estamos temerosos pela segurança dos paroquianos, dos funcionários da igreja e pelo dano causado ao patrimônio, afinal a construção do palco foi fruto de um trabalho árduo da comunidade como um todo. É um problema social que temos que enfrentar, mas estamos ficando de mãos atadas sem o auxílio das autoridades”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.