Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: TEVE OUTRA

segunda-feira, 23 de março de 2015

TEVE OUTRA

Nas informações divulgadas no domingo, foi bastante comentado que a fuga de ontem no Presídio São Luís II na capital maranhense, teria sido a segunda de 2015. Ninguém pode esquecer do caso do preso que fugiu de forma "espetacular" do Socorrão II, Erinaldo Almeida  Soeiro, 33 anos, tetraplégico, o Detento foi resgatado da unidade de saúde. Não custa nada relembrar o caso. O fato foi no dia 26 de janeiro de 2015. leia.

"Criminosos conseguiram resgatar de um dos leitos do Hospital Municipal Clementino Moura, Socorrão II, na área da Cidade Operária, durante a madrugada de ontem, o preso de Justiça e tetraplégico Erinaldo Almeida Soeiro, de 33 anos. De acordo com a polícia, ele responde pela morte dos empresários José Mauro Alves Queiroz, de 57 anos, e José Queiroz Filho, de 68 anos, que ocorreu dentro da empresa de venda de óleo reciclado Replub Ltda, localizada no Distrito Industrial da capital, fato ocorrido em 11 de janeiro de 2012. O detento, inclusive, está tetraplégico por ter trocado tiros com o policial civil Enedidas Chagas Neto, no Fórum Desembargador Sarney Costa, Calhau, no dia 31 de julho de 2014.

Os funcionários do Socorrão II ficaram assustados e surpresos com a empreitada criminosa que resultou no resgate de Erinaldo Almeida, que estava sob a responsabilidade de dois agentes penitenciários. Os policiais militares que trabalham no hospital também não perceberam o momento da fuga, que, segundo eles, foi muito bem planejada e pegou todos de surpresa.

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) informou que o preso estava internado no Socorrão II desde agosto após ter trocado tiros com o policial no fórum. O interno ficou com uma bala alojada na coluna vertebral e vinha fazendo tratamento médico nessa casa de saúde. Na madrugada de segunda-feira, um caminhão amarelo estacionou nas proximidades do muro do hospital. Os criminosos sem serem observados pelos vigilantes e pelos policiais militares entraram no hospital e tiveram acesso à ala onde estava Erinaldo Almeida.

Sem chamar a atenção dos funcionários, dos agentes penitenciários e até mesmo dos policiais militares, os criminosos saíram do hospital levando o interno. Existem informações de que o preso fugiu em uma cadeira de rodas e chegou a passar pela porta da frente. Na parte externa, havia outros homens em um carro, de marca e placas não identificadas, que deram fuga ao presidiário.

A direção da casa de saúde, a Polícia Militar e a Secretaria Estadual da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) foram informadas do fato logo depois da fuga. Viaturas da Polícia Militar foram acionadas e realizaram buscas, mas não conseguiram prender os criminosos. Já o caminhão foi abandonado na porta do Socorrão II pelo bando e foi para pericia pela Polícia Técnica.

O Estado entrou em contato por telefone com a assessoria de comunicação da Sejap, na manhã de ontem, para obter informações sobre o caso. Os assessores ficaram de enviar uma nota relatando os procedimentos que seriam adotados pelo governo, mas até o fechamento desta edição nada foi feito. 

Tiroteio - Em julho do ano passado, Erinaldo Almeida participava de uma audiência para ser interrogado sobre a morte dos irmãos Queiroz sob escolta de um agente penitenciário, no Fórum Sarney Costa. Ao término da audiência, o juiz, que estava presidindo a oitiva, autorizou a retirada das algemas do interno.

Em um momento de distração, o interno de Pedrinhas conseguiu tomar a arma do agente e fugiu pelo corredor do fórum onde encontrou o segundo agente que aguardava o fim da audiência. Este também teve a sua arma tomada. Erinaldo Almeida continuou a sua fuga e acabou se encontrando com o policial civil Enedias Chagas. Houve troca de tiros e o policial foi atingido no pescoço. O detento também foi baleado e ficou com uma bala alojada nas costas. Desde então, estava no Socorrão em tratamento, sob escolta policial. 

Procurado pela morte dos irmãos Queiroz, Erinaldo Almeida foi preso em companhia de três homens suspeitos de assaltos, principalmente, no Distrito Industrial de São Luís e em São José de Ribamar, no dia 25 de novembro de 2013. Com o grupo, a polícia encontrou duas motocicletas roubadas e uma espingarda calibre 12".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.