Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Caema passa a integrar a estrutura da Secid

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Caema passa a integrar a estrutura da Secid

Por decisão do governador Flávio Dino, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) passa a integrar a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Humano (Secid). Antes vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Companhia é responsável pela promoção do saneamento ambiental, no abastecimento de água e no esgotamento sanitário. A medida pretende fortalecer o contato com o Ministério das Cidades, de onde são oriundos os principais recursos para as ações de saneamento no estado.


 

Segundo o diretor-presidente da Caema, Davi Telles, esta ação é uma proposta planejada pelo governador Flávio Dino, no intuito de criar maiores condições orçamentárias e reformulação de objetivos para seleção de programas de ação e investimentos que garantam melhoria na prestação de serviços da Companhia.

 

“Todo o saneamento no Brasil está veiculado ao sistema das Cidades. As linhas de financiamento para o setor são provenientes do Ministério das Cidades, principalmente, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entendemos que essa transferência é natural e esperada. Não tinha sentido a Caema continuar vinculada à Secretaria de Estado de Saúde já que a maior parte dos recursos para o Saneamento no Brasil está no Ministério das Cidades”, explica Telles.

 

O diretor presidente acrescenta que a vinculação à Secid irá facilitar a captação de recursos para investimentos em políticas públicas de saneamento e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população atendida pela Caema.

 

A secretária de Estado de Cidades e Desenvolvimento Humano, Flávia Alexandrina Coelho Almeida Moreira, tomou posse como presidente do Conselho de Administração da Caema e do Conselho Estadual de Saneamento, que passa também a ser vinculado à Secid. “O vínculo da secretária Flávia Alexandrina com o setor vai ajudar significativamente o saneamento no Maranhão”, disse Davi Telles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.