Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Coluna Extragado

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Coluna Extragado

O blog reproduz a coluna publicada semanalmente no irreverente Jornal Extra.

Por Danilo Quixaba


É preciso salvar a comunicação
Este título dá nome ao livro do sociólogo francês Domenique Wolton, que em palavras diretas, sem qualiragem, esfola toda a situação da comunicação do mundo. Resume clinicamente que ela seria um “serviço público da vida”. Por ser um elemento comum da existência das coisas, da mesma maneira que é comer e arrotar. Inegavelmente a comuncação se desenvolveu, mas pode não ter conseguido fazer o pensamento das pessoas evoluir. Porque, primeiramente, os profissionais que a criam deveriam ter esse amadurecimento e sensibilidade. Por que será que digo isso?

O nome do repórter
A rádio CBN do Tocantins estava quebrando o galho de uma emissora local prestando informações sobre o time do Interporto, da cidade de Porto Nacional. O nome do correspondente que estava a cargo de repassar as notícias do clube é Reinaldo Cisterna. Só que na hora de procurar o contato, estavam chamando por Reinaldo Sintina. Confundiram caixa d’água com vaso.

Pra entrar no grau
Ano passado, o PHS lançou a candidatura de Chico Feio para vereador de São Luís. Como as eleições municipais são no ano que vem, os marqueteiros devem se tocar logo em levar ele no Pão de Açúçar para o salão Deus é Bom; e não só o Criador dos céus e da terra que faz a publicidade do estabelecimento. O cortador de cabelo também tem sua jogada de propaganda, que promete transformar Miss Maranhão em mulher bonita. “Entra feio e sai bonito”, diz a parede do local.

Bello exemplo

Bello Lucca é um microempresário que mora e trabalha em uma descida do João Paulo próxima a entrada do Coroado. Cansado de ter na rua dele o impedimento da circulação de ambulâncias, viaturas de polícia e carros de lixo, por conta própria, asfaltou os buracos da via, com a ajuda da comunidade. Só em um buraco, segundo ele, foram gastos 60 sacos de cimento. Muito mais que os colhões da estátua do Padre Cícero, em Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.