Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Coluna Extragado

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Coluna Extragado

Por Danilo Quixaba


Viatura velha
Falta sorte para muitas coisas em Paço do Lumiar. Fugindo daquelas chiadeiras habituais, um ladrão conseguiu reivindicar da melhor forma a falta de condição absoluta da estrutura pública da cidade-sede da bandalheira. Em abordagem policial, um malaco se recusou a entrar em uma viatura velha, toda acabada. Mesmo algemado, berrou e botou boneco pra entrar no carro, que segundo um funcionário da delegacia de lá, parecia um Ford Del Rei velho, todo escroteado. O Governo do Estado, as instituições públicas de direitos humanos e as primeiras-damas precisam resolver esse drama! Duvido se algum marginal vai querer se enfiar em um Uema-Ipase da vida. O mesmo aconteceu com o Francisco das Chagas, aquela celebridade maranhense do caso dos meninos emasculados; À época, se recusou a entrar em uma Chevrolet Blazer que não tinha ar condicionado.

E falando em Chico…
Por mais que tenha sido bem resolvido pela justiça e devidamente divulgado pela imprensa internacional, ainda existem algumas arestas com relação ao que era feito com os testítulos dos meninos que foram violados por Francisco das Chagas. Se eram feitos rituais de magia negra com os órgãos extirpados, quem os utilizava? Ainda é feito esse tipo de ato religioso pelo Maranhão? Outro fato em aberto desde os anos idos de choque com a ruma de crianças emasculadas, é o do torneiro mecânico que ficou anos preso injustamente por causa dos crimes que por muito tempo, foram atribuídos a ele. No último contato tido, nada havia sido feito por ele, somente sua liberação repentina. A situação deste senhor é de desemprego e desamparo.

Casos que fedem a peixe podre
O nome da cidade é Raposa. Mas o negócio lá é peixe mesmo. Colônias de pescadores servem de máfia naquele lugar e outras cidades - algumas até que só tem água de poço. O ex-presidente da colônia raposense Edilberto Freitas faz denúncias graves sobre a forma com a qual foi tirado. Na reunião que lhe afastou, até um morto votou. Em mãos, prova isto com uma certidão de óbito de 2004, indicando apenas uma das fraudes. Andréa Sayre Gonçalves Coutinho, sua sucessora, é empresária, nunca pegou em uma tarrafa. Além disso, recebe seguro de uma localidade distante, no município de Tutóia, alegando ser analfabeta. É empresária e tem um perfil no Facebook, mostrado também em print screen guardado por Edilberto. Pra piorar, já exerceu a função de professora na prefeitura de Paço do Lumiar. É muita enrolada pra uma indivídua só. O povo de lá duvida até que ela saiba nadar. Talvez alguns peixes grandes a protejam. Enquanto isso, os pescadores de Raposa continuam sobrevivendo só com as sobras de piaba.

Vereador Babão: representando a puxação
Candidato salivante
Pelas bandas do Maioba, a campanha já começou para o vereador Babão. Sua publicidade já foi feita em um muro próximo ao Porto. Se propõe a representar a classe de maior número existente nos poderes e instituições do Maranhão, Brasil e América Latina: a dos puxadores de saco.   
Câmara de insurgentes
Enquanto alguns vereadores dormem, seus funcionários e asssesores se mexem causando moídos por aí. Na invasão do CT do Sampaio, a líder dos ocupanres que organiza a parte documental é do cerimonial da Câmara Municipal. Na interdição da BR-135 que aconteceu na quinta (27), também liderava uma outra servidora do legislativo municipal. Concorrência pai d'égua, ocorrida pela desinformação, ou, a mando dos mesmos.

Trepa das juçaras

A menos de um mês de começar pelo período tradicional, a “Festa da Juçara” não tem nada pronto ainda. Nem mesmo vontade de reclamar por parte de alguns barraqueiros. A área ambiental do Maracanã está abandonada, e a estrutura da praça de eventos não é das melhores, estando desocupada e abandonada. Falta tesão e vontade do poder público – em todas as esferas – para que não morra este acontecimento cultural e gastronômico depois de 46 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.