Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Avaliação positiva do Bilhete Único

sábado, 19 de dezembro de 2015

Avaliação positiva do Bilhete Único

Sistema de Bilhete Único registra 75 mil integrações de passageiros
"É muito bom pagar uma única passagem e ter a opção de trocar de ônibus em qualquer parada, sem precisar ir ao terminal de integração. A gente ganha realmente muito tempo com isso. Tempo é dinheiro! Ganhamos em dobro: na economia financeira e de tempo". A satisfação da estudante, Ana Oliveira, em utilizar o Bilhete Único, que começou a operar na última segunda-feira (14), demonstra a boa aceitação dos usuários do transporte público ao novo serviço que registrou, em apenas cinco dias, 75 mil integrações temporárias. A iniciativa da implantação do sistema é da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

A região da Cidade Operária é a que tem maior registro de integração, segundo informou o técnico da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e organizador do sistema, Manoel Cruz. Ele acredita que a partir das próximas semanas um número maior de pessoas utilizem o serviço, o que deve refletir na queda do volume de passageiros nos terminais. "Temos percebido também o interesse de pessoas que pagam passagem com dinheiro de obter o cartão de transporte e participar do sistema", contou.

BILHETE ÚNICO

O Bilhete Único funciona com o cartão de transporte tradicional ou carteira de estudante, segundo explicou Manoel Cruz. O usuário pode solicitar o cartão de transporte no Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), localizada no Apicum. É necessário levar um documento de identidade, comprovante de endereço e fazer o cadastro, além de efetuar o pagamento do valor corresponde a duas tarifas que entram como crédito no cartão.

Com o sistema Bilhete Único funcionando na capital, o usuário do transporte urbano integrado pode utilizar quantos transportes forem necessários para chegar ao seu destino, pagando uma única passagem, em um tempo total de 1h30min, após o embarque (para linhas troncais e circulares). Nas linhas identificadas como alimentadoras, o usuário tem até 45 minutos para embarcar em outro ônibus em qualquer sentido. As três linhas - troncais, circulares e alimentadoras - permitem que o usuário mude o sentido do trajeto em até 45 minutos, a partir do momento que passou o cartão de transporte.

LINHAS INTEGRADAS

Nesta primeira etapa, o Bilhete Único funciona em 126 linhas integradas de ônibus da capital, cuja passagem custa R$ 2,60. As linhas intermunicipais como Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar não estão inseridas no sistema. O linha BR 135, que faz a ligação entre terminais, também não se enquadra no sistema.
Os ônibus que fazem parte do Bilhete Único estão identificados e diferenciados por três linhas: troncais, circulares e alimentadoras. As linhas troncais são as que iniciam suas viagens no bairro, passam nos terminais de integração, seguem para os grandes corredores e, em seguida, retornam (passando novamente nos terminais de integração) para o bairro de onde partiram.

As linhas circulares são linhas que realizam percurso circular em São Luís, trafegando nos principais corredores da cidade, sem necessariamente atender a demanda específica e direta de um bairro. As linhas alimentadoras realizam seu trajeto somente dentro de bairros ou de uma região específica. Tem como objetivo garantir o transporte do bairro para algum terminal de integração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.