Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Campanha de vacinação contra Aftosa em Paço do Lumiar

terça-feira, 10 de maio de 2016

Campanha de vacinação contra Aftosa em Paço do Lumiar

Paço do Lumiar começou a vacinação contra a febre aftosa em todo município. A largada oficial da campanha aconteceu em uma propriedade rural na Comunidade Poari, localizada na MA-204. A imunização está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) com o apoio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA). 

 

Participaram do evento, o prefeito Josemar Sobreiro; o secretário da Semapa, Rodrigo Costa; a coordenadora Agropecuária da Regional de São José de Ribamar, Clidilene Alencar, além de pecuaristas da região. 

 

Josemar destacou, em seu discurso, a união de esforços para manter Paço do Lumiar livre da aftosa, alcançando a meta de atender toda criação local. “A gestão dá prova do compromisso com a população de Paço do Lumiar. Essa é mais uma etapa da campanha que temos realizado nestes 4 anos de gestão, cumprindo com a responsabilidade de cuidar do rebanho local para que o município continue livre da doença. Hoje, mais uma vez, iniciamos a imunização e esperamos atingir, em curto tempo, os 100% dos bovinos e bubalinos da região. Nossas equipes já estão em campo, visitando as propriedades, a fim de bater a meta estabelecida para 2016”, enfatizou o prefeito Josemar, anunciando que estão sendo disponibilizadas mil doses para atender a toda demanda local.

 

O secretário Rodrigo Costa explicou que a vacinação vai ocorrer em duas etapas. Técnicos da Semapa e da Aged vão cumprir, até o final do mês, um cronograma de visitas a criadores do município. “Por determinação do prefeito Josemar, estamos começando mais uma campanha contra a aftosa. “A ação foi dividida em duas fases. Neste primeiro momento, vamos vacinar cerca de mil animais”.

 

Para cobrir todo o município, a Semapa montou um plano de ação conjunta das equipes da secretaria juntamente com técnicos da Aged, fazendo o trabalho de imunização in loco e também orientando os conscientizando os produtores luminenses sobre a importância de continuar resguardando seus rebanhos. “É importante que possamos certificar o gado da região, tanto pela qualidade como pelo valor econômico”, enfatizou o titular da Semapa.

 

Já a representante da Aged explicou que há 2 anos o Maranhão recebeu a classificação de zona livre da aftosa, e que Paço do Lumiar tem dado sua parcela de contribuição para o alcance da titulação. “A campanha acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro. Paço do Lumiar, com rebanho em torno de 900 animais, tem conseguido alcançar a vacinação total. A Aged apoia a gestão municipal, realizando a fiscalização e o acompanhamento nos criadouros, averiguando a quantidade do rebanho e auxiliando o produtor sobre os cuidados, a importância da vacinação, entre outras questões”, disse.

 

Em 2015, foram vacinados 960 bovinos e bubalinos de Paço do Lumiar. A campanha segue o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNFA), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para saber mais informações, o pequeno criador deve procurar a Semapa, no horário das 8h às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.