Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeitura amplia atendimento de núcleo para estudantes com altas habilidades ou superdotação

sábado, 21 de maio de 2016

Prefeitura amplia atendimento de núcleo para estudantes com altas habilidades ou superdotação

Cerca de 30 crianças com idade entre 6 e 12 anos estão participando atualmente das atividades do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS), inaugurado em setembro do ano passado, pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O espaço, localizado na Rua de Santana (Centro) conta com sala de artes e jogos, auditório para teatro e exibição de filmes, e salas para o mapeamento dos interesses dos estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação.

O Neehcahs tem por objetivo desenvolver metodologias e estratégias pedagógicas com vistas à identificação de interesses e confirmação das potencialidades dos estudantes com características de altas habilidades ou superdotação. "É um espaço amplo de integração e manifestação de interesses singulares de cada estudante, onde a criança é estimulada dentro de um ambiente totalmente propício ao seu desenvolvimento", destaca o professor Moacir Feitosa, titular da Semed.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, explicou que o projeto, realizado na gestão do prefeito Edivaldo, além do apoio dos pais dos estudantes, conta hoje com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Centro de Ensino Universitário do Maranhão (Uniceuma), Faculdade Pitágoras, e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Essas instituições de ensino superior oferecem cursos de formação para os professores da rede municipal dentro das temáticas que envolvem o NEECAHS.

Além do trabalho pedagógico, os estudantes atendidos pelo Núcleo contam com o apoio da equipe multidisciplinar da Superintendência da Área de Educação Especial da Semed (SAEE), composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais. "O Núcleo foi pensado de forma ampla, atendendo aos estudantes, oferecendo apoio pedagógico ao professor, e orientação à família. E nossa expectativa é ampliar o atendimento este ano", observa o secretário Moacir Feitosa.

Quando da inauguração do espaço, em setembro do ano passado, participavam estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B) Carlos Madeira (Anjo da Guarda), Alberto Pinheiro (Centro) e Rubem Teixeira Goulart (Cohab). Hoje, o Núcleo recebe estudantes de outras sete escolas: das U.E.B. Bandeira Tribuzzi (Centro), Justo Jansen (Centro), Alberico Silva (Alemanha) e Newton Neves (Vila Palmeira) bem como do Anexo I da U.E.B. Rubem Goulart e dos anexos São Raimundo e Valdenir da U.E.B. Carlos Madeira. O objetivo do núcleo é mapear e desenvolver os interesses das crianças que apresentam caracterísitcas de altas habilidades ou superdotação, por meio de um espaço que possibilite o desenvolvimento das competências dos estudantes. 


AVALIAÇÃO PRELIMINAR

Sandreliza Pereira, uma das coordenadoras do Neehcahs, explicou que professores da rede municipal, bem como as equipes que atuam na área de Educação Especial da Semed, são capacitadas para identificar, por meio de instrumentos específicos de variação, características de altas habilidade ou superdotação nos estudantes. "Trata-se de uma avaliação preliminar, que demonstra o potencial de cada aluno, com base em relatórios de verificação feitos a partir da observação diária de cada estudante", explica a coordenadora do Neehcahs.

A partir dessa avaliação preliminar, os especialistas partem para a tabulação dos resultados enviados pelos professores e, em seguida, para uma nova coleta de dados nas escolas. Nessa etapa, é analisado o histórico escolar dos alunos e outros documentos, para avaliação do desempenho de cada um. No ambiente escolar também são feitas entrevistas com os professores. Em seguida, os pais ou responsáveis pelos estudantes identificados com caracterísitcas de altas habilidades ou superdotação são chamados para uma reunião na escola. "Os pais são informados do projeto e da importância da participação dos filhos nas atividades de enriquecimento que são oferecidas pelo Núcleo, e que ajudarão no desenvolvimento das habilidades específicas identificadas em seus filhos", esclarece Sandreliza Pereira.

MAPEAMENTO 


Com a concordância dos pais/responsáveis, os estudantes passam a frequentar o Neehcahs. Antes do início das atividades no núcleo, os estudantes participam, em conjunto, de uma palestra para entender a importância do espaço e o seu modo de funcionamento. Em seguida, cada um é entrevistado individualmente para o mapeamento de interesses. É por meio desse mapeamento que os especialistas encaminham os estudantes para áreas de seu interesse, chamadas de Áreas de Inteligências Múltiplas - Artes, Verbal Linguística, Psicomotora, Naturalista e Lógico-matemática.

Os estudantes participam do Neehcahs duas vezes por semana, no contraturno escolar. Além das atividades específicas, de interesse pessoal, identificadas nas entrevistas, os estudantes também participam de atividades em grupo, como passeios e sessões de filme e teatro. Segundo Sandreliza Pereira, a partir do momento em que entra para o Núcleo, o estudante é avaliado continuamente, para a percepção do seu progresso, treinamento técnico específico e outras intervenções. 

ENTUSIASMO

Ronald Loureiro Câmara, de 11 anos, estudante do 6º ano na Unidade de Educação Básica Carlos Madeira, no Anjo da Guarda, foi inserido, pela avaliação de interesses, nas áreas Lógico-matemática e Psicomotora. "As oficinas e demais atividades aqui no Núcleo só têm contribuído para o meu crescimento e aprendizado. Inclusive para maior convivência e interação com as pessoas", relata o estudante, que se diz um apaixonado pelas aulas de Xadrez. "Aprendi a jogar Xadrez aqui, e até já ganhei algumas partidas do meu professor", fala entusiasmado.

Os pais de Ronald Loureiro Câmara lhe dão todo o suporte necessário, assegura o garoto. "Hoje mesmo estava chovendo, mas meu pai não abriu mão de vir me trazer pra participar das atividades. Ele também me incentiva, diz pra eu me esforçar, pois tenho um grande futuro pela frente", comenta. Em casa, o estudante divide o seu tempo com os estudos, na leitura da Bíblia, brincadeiras com os irmãos e colegas, e ainda faz questão de arrumar o seu quarto e ajudar a mãe quando ela assim o requer. Aldeneide Chaves Loureiro, mãe de Ronald, não esconde sua alegria pelas conquistas do filho. "As professoras que o Ronald já teve diziam que ele tinha facilidade de aprender, principalmente a Matemática. Estou muito feliz e orgulhosa pelo meu filho", declarou a dona de casa.

OFICINAS DE LEITURA


Quem também esbanja alegria e satisfação é o pequeno Pedro de Mesquita Cutrim, de 8 anos, amante das oficinas de Leitura realizadas dentro da área Verbal Linguística no Neehcahs. "Eu quero ser escritor. Adoro histórias infantis. Ler e escrever é o que mais gosto de fazer hoje em dia", conta o estudante, que faz o 3º ano Fundamental na U.E.B. Alberto Pinheiro. Ele mostra orgulhoso as dezenas de livros que já conseguiu produzir nas oficinas de Leitura - "O gordo", "O cão engasgado e outras histórias, "As duas amigas", "A cobrinha mágica", "O pequeno menino", etc. "Eu não sabia que era tão bom ler e escrever. Foi nas oficinas que aprendi o quanto isso é bom. Já escrevi 33 livros e todos vieram das minhas ideias", discorre o estudante. Pedro também conta com o suporte oferecido pelo projeto "Transformando o A em Tagarelar" desenvolvido pela facilitadora das oficinas de Leitura.

"Estou extremamente estimulada pela possibilidade dos resultados de todo esse envolvimento. Tenho procurado trabalhar a imaginação deles, direcionando, mas deixando sempre prevalecer sua criatividade. Buscamos estimular a leitura, fazendo-os extrair o máximo de informações e promovendo habilidades específicas para a construção de seus próprios processos criativos", assinala a especialista Sharlene Serra, professora da Rede Municipal, facilitadora da oficina de leitura e também escritora.

Acesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.