Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Sábado com ônibus em São Luís

sábado, 21 de maio de 2016

Sábado com ônibus em São Luís

Ao todo, já foram seis casos de ônibus totalmente queimados registrados. Sete tentativas foram frustradas ou veículos foram parcialmente queimados.
Do G1 MA

Após dois dias de medo e terror para usuários e trabalhadores do sistema de transporte público de São Luís(MA), a frota de ônibus circula normalmente na manhã deste sábado (21).

Ao todo, já foram seis casos de ônibus totalmente queimados registrados e outros sete de tentativas frustradas ou com veículos parcialmente queimados foram registrados no período.

Com duas novas tentativas na noite dessa sexta-feira (20), o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (Sttrema) recolheu todos os ônibus para evitar novos incêndios e preservar a segurança de usuários e trabalhadores. Segundo o presidente do Sttrema, Isaías Castelo Branco, o primeiro ataque da noite aconteceu às 18h30, e o veículo foi completamente destruído.

Ataques e tentativas
Até as 23h de sexta-feira, seis casos de ônibus totalmente queimados foram registrados. Na quinta-feira (19), os ataques foram nos bairros do Jardim Tropical e Liberdade, em São Luís; Vila Roseana Sarney, no município de São José de Ribamar (MA); e na cidade de Raposa (MA).

Na sexta-feira, dois novos casos; desta vez uma no bairro Parque Jair, em São Luís; e no bairro Nova Terra, em São José de Ribamar.

Outros sete casos de tentativas frustradas ou com veículos parcialmente queimados foram registrados no período. Na quinta-feira, elas foram registradas no residencial Cidade Verde, município de Paço do Lumiar (MA); e na Vila Isabel Cafeteira, bairro Cohab, em São Luís.

Na sexta-feira, outras cinco tentativas foram registradas. Pela manhã, houve uma tentativa registrada no bairro João de Deus, em São Luís; e ainda no Sol e Mar; Coroadinho; e região do Cajueiro/Vila Maranhão(Distrito Industrial de São Luís).

À noite, houve uma nova tentativa de ataque a ônibus na Vila Luizão, em São Luís. O veículo foi rapidamente recolhido.

Prisões e apreensões
O Serviço de Inteligência das forças de segurança do Maranhão já identificou e prendeu executores e mandantes dos ataques a ônibus na Região Metropolitana. No total, 33 suspeitos foram presos ou apreendidos. Destes, de acordo com a SSP-MA, 12 são ligados a organizações criminosas; duas mulheres; e dois adolescentes que foram apreendidos.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) garante que ‘a ofensiva das operações policiais para coibir a criminalidade continuam, com um contingente reforçado de policiais militares, civis, com o apoio do Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, enquanto houver necessidade’, e ‘reforça que está tomando todas as providências possíveis para garantir a segurança e que deve haver uma diminuição considerável de ações criminosas desta natureza, levando em conta a identificação e prisão dos mandantes, autuados em flagrante’.

Segundo a SSP-MA, as incursões ocorrem em toda a Região Metropolitana, em pontos finais de linhas de coletivos e onde há grande concentração de pessoas, como terminais de integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.