Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Trânsito na saída de São Luís melhorou

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Trânsito na saída de São Luís melhorou

Intervenção feita pela Prefeitura e Governo do Estado na rotatória do aeroporto melhora trânsito
Inaugurada há cerca de 10 dias pelo prefeito Edivaldo e pelo governador Flávio Dino, as intervenções que modificaram o traçado geométrico da rotatória do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado deram um novo aspecto à entrada da cidade. Entre os benefícios apontados pela população estão melhorias da mobilidade urbana, dinamismo no tráfego, modernização e o embelezamento paisagístico da área.

O governador Flávio Dino ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís para a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses que moram na capital. "Essa obra é um projeto amplo que envolve o traçado das vias urbanas, urbanização, paisagismo e iluminação. Estamos buscando mais qualidade de vida para a população", afirmou o governador.

"É esse o nosso principal propósito: melhorar a vida das pessoas e vê-las felizes com os benefícios que as obras públicas promovem em sua cidade, em seu bairro. Na área do trânsito, temos investido muito em intervenções viárias que parecem simples, mas que solucionam problemas graves de mobilidade urbana na capital. A entrada da nossa cidade há muito merecia essa atenção, não somente porque é o primeiro cartão postal da capital e precisa propagar uma boa imagem aos visitantes, mas, principalmente, porque as intervenções realizadas ali proporcionam mais segurança e fluidez ao trânsito nesse ponto onde verifica-se um fluxo intenso de veículos", disse o prefeito Edivaldo.

Os benefícios das novas configurações viárias e urbanísticas realizadas na entrada da cidade são perceptíveis principalmente por quem tem aquela via como sua principal rota de trabalho. É o caso do taxista Ivanilson Guedes, 42 anos. Ele relata a diferença que é transitar agora pela região.

"Trafego há mais de cinco anos como taxista do aeroporto e sei bem o transtorno que nós vivíamos para percorrer essa área antes das obras. Melhorou em todos os aspectos, inclusive, com relação ao embelezamento da entrada da cidade, uma crítica que ouvíamos constantemente dos passageiros que carregávamos em nosso taxi", relatou Guedes.

As observações positivas do taxista sobre as novas configurações do trânsito na área são corroboradas também pelo eletricista Medson Almeida, 35 anos. Ele, que mora e trabalha na região do Tirical, disse que acompanhou com muita satisfação a transformação do local. "A obra organizou o trânsito, acabou com os engarrafamentos na área e deixou a entrada da cidade bem mais bela. Isso era tudo o que há muitos anos reivindicávamos ao poder público e que, enfim, foi concretizado nessa gestão", disse.

Também acostumado a transitar pela área em sua moto, o pedreiro José dos Reis Vicente, 44 anos, analisa os benefícios promovidos pela obra ao trânsito da região. "Aqui era, simplesmente, horrível e vergonhoso do ponto de vista paisagístico. Agora, sim, as pessoas podem trafegar com mais tranquilidade e segurança. Além disso, a entrada da cidade ganhou o aspecto de capital, o que não tinha antes", destacou ele.

PARCERIA

A obra de intervenção do traçado geométrico da rotatória do aeroporto da capital foi executada por meio de parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. É considerada uma das mais importantes obras de melhoria da infraestrutura viária e da mobilidade urbana em São Luís, porque transformou o cenário caótico verificado há décadas na área, atendendo um antigo anseio da população.

Com as alterações realizadas no traçado geométrico, as faixas de rolamento foram ampliadas para facilitar o fluxo do trânsito de entrada e saída da capital. Os canteiros centrais foram fechados e uma terceira faixa de rolamento foi construída.

A região também recebeu sinalização horizontal, vertical e semafórica. As intervenções paisagísticas, por sua vez, incluíram nivelamento do terreno, concretagem, instalação de iluminação em LED e arborização da rotatória.

CURVA DO 90

Outra área que registra melhoria da fluidez no tráfego a partir do reordenamento de trânsito feito pela Prefeitura de São Luís é a Curva do 90. As intervenções realizadas em maio passado trouxeram mais tranquilidade para quem trafega pela região. Antes conhecido pelos congestionamentos de grande extensão e pela lentidão no trânsito, o trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque registra hoje mais agilidade no trajeto e menor risco de engarrafamentos e acidentes.

A intervenção integra o Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito, executado pela Prefeitura de São Luís e envolve, além das intervenções de trânsito, sinalização horizontal em todo o trecho. A readequação ampliou o número de faixas de duas para três e, em alguns pontos da Curva do 90, para até quatro faixas. 

Para quem trafega nestes pontos, a mudança trouxe mais facilidade de trajeto. O professor Acassiano Silva Menezes, 44 anos, apontou o aumento da segurança como principal benefício da alteração. "Achei que ficou mais seguro para atravessar e sem aquele engarrafamento ganhamos mais agilidade", disse. O mecânico e adesivador Márcio Gomes Soares, 23 anos, destacou a facilidade de trafegar. "Ficou mais dinâmico o trânsito e quem obedece a sinalização não corre risco de acidentes", elogiou.

MAIS

A obra na rotatória do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado faz parte de uma série de intervenções que a Prefeitura de São Luís vem fazendo para melhorar o tráfego na capital. Além da intervenção na rotatória do Aeroporto, a Prefeitura de São Luís realizou outras 14 intervenções no transito da capital, são elas: Avenida Vitorino Freire (Bacanga) , Avenida Colares Moreira (Renascença), Avenida Jerônimo de Albuquerque (Curva do Noventa), Avenida Carlos Cunha (Jaracaty), Ponta do Farol (Ponta d'Areia), Ponta D'areia (Penisula), Avenida Castelo Branco (São Francisco) , Avenida dos Africanos (Parque Timbira), Rua do Aririzal (Cohama), Avenida Casimiro Júnior (Anil), Avenida 203 (Cidade Operária), Avenida Litorânea, Avenida Lourenço Vieira da Silva (São Cristovão), Avenida dos Franceses (Cruzamento com Avenida dos Africanos).

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de São Luís executada ainda as obras das 14 novas conexões viárias Interbairros, que desafogarão o trânsito das principais avenidas, e também vão ajudar a dinamizar a economia das regiões beneficiadas com os novos trajetos. Isto sem falar das duas conexões Interbairros entregues - a primeira, no trecho que interliga a Cidade Operária ao São Bernardo, passando pelo Jardim São Cristóvão e o trecho da pai Inácio, que conectará a Estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.