Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Véspera de São João na ilha..

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Véspera de São João na ilha..

Danças populares mantêm a tradição da cultura popular no São João de Todos
No São João de Todos, promovido pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Maranhão, a preservação da tradição em alguns grupos folclóricos foi apreciado pelo público que compareceu no arraial da Maria Aragão na noite de terça-feira (21). O arraial prossegue até o dia 29 com programação diária.

A diversidade de danças e ritmos encanta a quem vem conhecer de perto as expressões da cultura popular do Maranhão, como é o caso do engenheiro Zeca Cabral, 64 anos, que todo ano visita a capital maranhense no período junino. "Eu já acompanho as festas juninas do Maranhão há algum tempo e é fascinante ver a autenticidade dos grupos. Aqui a cultura popular tem uma força grande e é legal ver isso", disse.

Preparar os grupos folclóricos e danças para as apresentações exige um trabalho que dura o ano todo, com muita dedicação e compromisso. A dança portuguesa Arte e Beleza de Portugal, que abriu a programação da quarta noite do arraial da Maria Aragão, existe há 26 anos, é uma das mais antigas da cidade, organizada por dona Leomar Pereira.

A ideia de fazer o grupo veio de um cunhado que já participava de outras danças portuguesas. Hoje, mais de 40 pessoas participam diretamente da dança, mas ela é quem produz tudo. "Eu tenho um cuidado muito grande com a dança, e controlo tudo, desenho as roupas, vou costurando cada indumentária, e todo ano é uma roupa diferente que reproduz as roupas tradicionais portuguesas. A novidade para esse ano foram as indumentárias de luxo", afirmou Leomar.

O espetáculo Folias Juninas, do grupo Os Foliões, foi a segunda atração a subir ao palco de apresentações da Maria Aragão. Com 80 integrantes, o grupo fez um passeio pela diversidade de danças e ritmos da cultura popular, como bumba meu boi, dança do coco, tambor de crioula, cacuriá, quadrilha, baião, entre outros, e contou com a participação do grupo afro Omnirá, com apresentação de danças afro-brasileiras. O espetáculo é apresentado desde 1994 e já circulou em outros países, como Estados Unidos e Canadá. 

TRADIÇÃO E AÇÃO SOCIAL


São Luís possui atualmente mais de 80 grupos de danças. Para a programação do Arraial da Maria Aragão foram selecionadas 60 danças (populares e alternativas) por meio de edital. A Quadrilha Nova Esperança foi a terceira atração na Maria Aragão.

Com 24 anos de história, o grupo surgiu no bairro do São Francisco como uma quadrilha mirim e depois foi agregando jovens e adultos. "Em tanto tempo de história, a quadrilha se expandiu e hoje podemos ver gerações diferentes no grupo, inclusive com crianças que são netos dos primeiros brincantes", disse o fundador da quadrilha, Antônio Carlos Dominici.

Ele explica também que o grupo fortalece o protagonismo social dos jovens da comunidade do São Francisco e que tenta adequar a tradição das características das quadrilhas de São Luís com as dinâmicas que as quadrilhas de outras cidades nordestinas têm sugerido em concursos televisionados.

"As quadrilhas de São Luís ensaiam uma apresentação a partir de passos tradicionais. As quadrilhas de fora têm estilizado as apresentações com coreografias que não envolvem o público. Na Nova Esperança a gente adequa as duas coisas e continua realizando a encenação do casamento, em algumas apresentações com mais tempo. E todo ano trabalhamos uma temática específica. Este ano, homenageamos a literatura de cordel que aparece na indumentária e nas coreografias, que foram inspiradas em famosos cordéis, como o 'Pavão Misterioso', 'A História de Lampião' e 'O Soldado Jogador", explicou Antônio Carlos.


Além das apresentações no período junino, o grupo desenvolve diversos trabalhos sociais, como oficinas durante o ano todo, com a participação direta de mais de 40 jovens e adultos.
E para quem se envolve desde cedo com a cultura popular, preservar a tradição é quase uma missão, seja como brincante, seja como organizador do grupo. No Boi Unidos Venceremos, do bairro do São Cristóvão, a alegria e simplicidade de quem sustenta o compromisso de participar da brincadeira é levada muito a sério. É o caso do auxiliar de serviços gerais Ivaldo Cardoso, de 41 anos. "Há seis anos eu brinco no boi, sempre acompanhando meu pai. Aí, ele adoeceu e assumi o posto dele, de vaqueiro do boi. Eu tenho duas felicidades na vida: o meu trabalho e brincar São João", falou entusiasmado.

Para Douglas Martins, de 26 anos, a responsabilidade é bem maior. Neto do fundador do boi, Mestre Fausto, ele é um dos sete cantadores que puxam as toadas do Boi Unidos Venceremos. "Entrei no boi com 13 anos como vaqueiro. Depois, aprendi a tocar os instrumentos e a ter ritmo. Por influência do meu avô, aprendi a compor e a cantar toadas. Mas a minha responsabilidade é mais que isso. A gente trabalha também atrás de recurso, organizando a participação dos integrantes, zelando pela chegada e saída de todos. Tudo isso por vocação mesmo", explicou.

O Boi Unidos Venceremos existe há 20 anos e atualmente conta com 80 integrantes envolvidos diretamente. O grupo integra a Associação Folclórica e Cultura Unidos Venceremos, que é ponto de cultura, e desenvolve atividades e oficinas de informática, percussão, artesanato, bordado, culinária atendendo diretamente a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O Boi de Sonhos (orquestra) e o Boi do Maiobão (matraca) encerraram a programação da noite no palco da Praça Maria Aragão.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira (23), a programação começa às 19h, com a apresentação do Cacuriá da Vila Goreth e show com a banda Makina Du Tempo. No mesmo horário, em frente à Igreja de São João, no Centro, sete bois de orquestra participam do X Encontro de Bumba Meu Boi de Sotaque de Orquestra "Clarins da Ilha", com a presença dos bois Redenção, Ceic, Encanto do São Cristóvão, Encanto do Olho D'Água, Brilho da Juventude, Mirantes da Ilha e Lendas e Magias do Centro Histórico. Os bois saem em cortejo pelas ruas do Centro até a praça Maria Aragão onde se apresentarão a partir das 21h. A programação completa você pode conferir no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.