Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: PF cumpre mandados em operação contra crimes previdenciários

terça-feira, 11 de abril de 2017

PF cumpre mandados em operação contra crimes previdenciários

A Força-Tarefa Previdenciária, integrada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Secretaria de Previdência, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários, cumpriu na manhã desta terça-feira (11), nas cidades de São Luís e de Santa Rita, mandados referentes à investigação de crimes previdenciários envolvendo a concessão de benefícios assistenciais a titulares fictícios.

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão na residência do investigado e na Agência da Previdência Social de Santa Rita, e está cumprindo um de prisão preventiva para um servidor do INSS lotado na agência citada. Dentre os mandados judiciais consta, ainda, a determinação de suspensão de 73 benefícios da espécie Amparo Social ao Idoso.

A investigação identificou que o servidor, que já foi indiciado na Operação Heket e responde a ações penais na Justiça Federal, concedeu esses benefícios fraudulentos em apenas dois meses. Esta ação foi o desdobramento da Operação “Intervenção”, deflagrada em maio do ano passado, quando se identificou na residência de um intermediário de fraudes previdenciárias cartões de benefícios com as respectivas senhas, todos concedidos pelo servidor preso.

O prejuízo, inicialmente identificado com a concessão desses benefícios, foi de R$ 2,4 milhões. O prejuízo evitado com a consequente suspensão dos benefícios é de R$ 3,1 milhões, levando-se em consideração a expectativa de vida da população brasileira. Ressalte-se que como os titulares são pessoas inexistentes, esse valor poderia ser muito maior.

O investigado será indiciado pelo crime de inserção de dados falsos em sistema de informações, cuja pena máxima pode chegar a doze anos de reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.