Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em até 90 dias, 2ª Vara Especial da Mulher será instalada em São Luís

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Em até 90 dias, 2ª Vara Especial da Mulher será instalada em São Luís

Após quase 10 anos de criação, será instalada no Termo Judiciário de São Luís – Comarca da Ilha, a 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A informação foi revelada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, durante a abertura da II Semana Estadual de Valorização da Mulher, que ocorre em todo o Estado até o dia 12 de julho, com diversas atividades e projetos.

“É mais que necessária a instalação da 2ª Vara da Mulher em São Luís. Vamos avançar no nosso papel de oferecer um atendimento mais célere e adequado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. É preciso denunciar, é preciso lutar contra essa situação. A mulher que sofre a violência deve procurar uma autoridade, os mecanismos de proteção e apoio. Quanto antes melhor”, comentou o desembargador Cleones Cunha. As denúncias também podem ser feitas diretamente pelo 180.

A juíza Suely Feitosa, que, atualmente, responde pela 1ª Vara da Mulher da capital, expressou felicidade ao tomar conhecimento da instalação da 2ª Vara. “Sinto-me emocionada, recebendo essa notícia do presidente. Percebemos o crescimento dos índices de violência contra a mulher e, também, da quantidade de denúncias, o que demonstra uma maior conscientização da população. Nosso trabalho é muito intenso e precisa mesmo ser desenvolvido em conjunto com mais uma unidade jurisdicional. A sociedade merece todo o nosso empenho e a melhor prestação jurisdicional”.

Violência

Dados do Mapa da Violência de 2015 mostram que, entre os anos de 2003 e 2013, o número de mulheres vítimas de homicídio passou de 3.937 para 4.762, configurando um aumento de 21% na década. O Brasil apresenta taxa de 4,8 homicídios por 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo em um ranking com 83 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Maranhão, milhares de processos tramitam nas varas especializadas de São Luís e Imperatriz, e nas varas das demais comarcas com competência para julgamento desse tipo de crime. São mais de seis mil processos e centenas de medidas protetivas envolvendo mulheres que sofrem violência física, psicológica, patrimonial.

Sobre o assunto, na segunda-feira (10), será divulgado o resultado de uma pesquisa social sobre violência contra a mulher, com base nos processos que tramitam na unidade judiciária de São Luís. Na ocasião, será lançado, também, o edital da publicação sobre temática de gênero, com o selo Edições Esmam (Escola Superior da Magistratura do Maranhão).

(Informações do TJ-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.