Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Estados têm até sexta (4) para preencher mapa do turismo

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Estados têm até sexta (4) para preencher mapa do turismo

Os Estados têm até esta sexta-feira (4) para validar os documentos referentes às regiões que farão parte do novo Mapa do Turismo Brasileiro. O registro é feito pela “internet” e já foi preenchido por 19 Unidades da Federação. Com o banco de dados, o Ministério do Turismo terá base para orientar as políticas públicas e as ações estratégicas para o setor.

“Essa é mais uma oportunidade para os Estados atualizarem informações do Mapa e aumentar o número de cidades que contam com apoio do MTur para promover o turismo. Então, é importante que todos tenham essa consciência e contribuam para o desenvolvimento do setor”, enfatizou o ministro Marx Beltrão.

Entre os requisitos para compor o mapa, os Estados precisam ter um órgão responsável pelo turismo na região, além de prever a dotação de recursos para o setor no orçamento anual, além de aderir ao Programa de Regionalização do Turismo.

Atualmente, o mapa reúne 2.175 municípios, divididos em 291 regiões. O sistema proporciona acesso a um relatório com as informações sobre as cidades indicadas, a fim de permitir a confirmação de dados. A revisão da ferramenta a cada dois anos é uma das ações previstas no Brasil + Turismo, um plano do governo federal voltado ao desenvolvimento do setor.

A regionalização do turismo, prevista na Lei 11.771/2008, permite a troca de informações entre municípios do país. A iniciativa favorece a criação de uma rede nacional, com o envolvimento de interlocutores estaduais, regionais e municipais, de forma a trabalhar a convergência de iniciativas desenvolvidas no setor.

(Informações do Portal Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.