Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: MPF investiga funcionamento de mamógrafos no Maranhão

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

MPF investiga funcionamento de mamógrafos no Maranhão

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), lançou ação coordenada para apurar a quantidade e as condições de funcionamento dos mamógrafos nos municípios sob atribuição da Procuradoria da República do Estado. Na ação, o órgão também quer verificar a capacidade técnica para operação dos mamógrafos, extensão da lista de espera e o gerenciamento para realização do exame de mamografia.

Entre os destaques da iniciativa, está a realização de auditoria nos municípios das regionais de Saúde que contam com equipamento de mamografia. O compromisso foi firmado durante reunião do MPF com representantes do Sistema Nacional de Auditoria do Ministério da Saúde no Maranhão (Seaud-MA), em 23 de agosto.

Em paralelo, o MPF expediu ofício aos 126 municípios sob atribuição da Procuradoria da República no Estado para que esclareçam o local onde são atendidas as demandas de exames de mamografia; como é feito o encaminhamento caso não haja atendimento no município; a quantidade de pacientes que se encontram na fila de espera e o prazo para serem atendidas.

Após as respostas das secretarias de Saúde, os dados serão encaminhados ao Seaud-MA com objetivo de contribuir na fiscalização realizada pelo órgão.

Outubro Rosa

A mamografia é o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo esse tipo de câncer o mais comum entre mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca). O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância de realizar o exame de forma periódica para que a doença seja controlada, evitando a mortalidade.

(Informações do MPF-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.