Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil desarticula organização criminosa em Imperatriz

sábado, 11 de novembro de 2017

Polícia Civil desarticula organização criminosa em Imperatriz

Dando ênfase nas ações de combate aos crimes com participação de policiais militares na Região Tocantina, a Polícia Civil do Maranhão iniciou, na última quinta-feira (9), uma operação identificada como Diamante Negro, após investigações. A ação se deu durante a apresentação no Comando Geral da Polícia Militar. Os policiais, lotados em Imperatriz, são acusados de envolvimentos em diversos crimes.

A operação Diamante Negro contou com uma investigação advinda de seis meses, iniciada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), pela Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Diae), e, ainda, pelo Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, resultando na apresentação, no Comando Geral da Polícia Militar, de 13 policiais militares.

Os militares estão envolvidos em uma quadrilha com ações criminosas no município de Imperatriz. A quadrilha é envolvida nos crimes de homicídio, tráfico de entorpecentes, extorsão, assaltos a instituições financeiras e caixas eletrônicos.

Durante as investigações realizadas pela Polícia Civil, foi descoberto que a quadrilha integra, aproximadamente, 17 pessoas, sendo que 13 militares envolvidos já foram apresentados no Comando Geral da PM e permanecem detidos. Eles responderão em inquérito policial. Outro policial militar a se apresentar seria do Estado do Pará, identificado por Jack Helson Nascimento Assunção. As outras quatro pessoas já foram identificadas, mas estão foragidas e sendo procurados pela Polícia Civil. Os foragidos são Weverton Oliveira; Mieli Araújo, Raimundo Romulo e Kerbeson Campelo.

Militares se apresentaram no Comando Geral da PM

Os policiais militares envolvidos nos crimes se apresentaram no Comando Geral e permanecerão à disposição da Justiça. Os policiais que se apresentaram são:

Gerson Vieira dos Santos

Bruno Silva Santos

Jorge Lucas Melo Garcia

Danny Wuely Galvão Amaral

Rodrigo Azevedo Correa

João Batista Viana Fonseca

Paulo Weberth dos Santos

Os demais  policiais militares já estavam  presos em razão das investigações realizadas no decorrer da Operação Diamante Negro,  sendo eles:

Mailton Pereira Pacheco

Wilson Castro do Nascimento

John Mayke Barros de Sousa (policial militar)

Hermano Lima de Queiroz (policial militar)

Victor José Santos Lira (policial militar)

Brenno Duarte Bezerra (policial militar)

Acusado preso com armamento pesado, mas liberado pela Justiça

No transcorrer da operação, a Polícia Civil, após investigações, teria realizado a prisão do assaltante de banco e narcotraficante Heverton Soares de Oliveira, líder da quadrilha. Durante a prisão dele, no dia 5 de junho de 2017, Heverton foi flagrado com a posse de 15 armas de fogo, sendo que 10 dessas armas eram fuzis. Na ocasião, ele foi preso com o policial militar Mailton Pereira Pacheco. A função do policial militar era o transporte das armas.

Heverton Soares foi liberado pela Justiça sem a tornozeleira eletrônica, por causa de um erro nos procedimentos de um funcionário do Tribunal de Justiça, Heverton Soares de Oliveira seria o líder da quadrilha, e ele mesmo dava ordens aos militares, acerca das execuções de seus desafetos. As investigações apontaram, também, que os policiais militares participavam diretamente dos assaltos a bancos e caixas eletrônicos

As prisões foram oriundas da 1ª Vara Criminal de São Luís, onde foi dado o cumprimento das prisões dos policiais, os quais responderão pelos crimes de organização criminosa. Os policiais militares estão ainda sendo investigados pela Polícia Civil, em 18 inquéritos relacionados com homicídios.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.