Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate fraudes na concessão de seguro-desemprego do pescador

sábado, 25 de novembro de 2017

Polícia Federal combate fraudes na concessão de seguro-desemprego do pescador

A Polícia Federal e a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda iniciaram, nessa sexta-feira (24), a Operação São Pedro, com o objetivo de desarticular quadrilha especializada em fraudar benefícios de Seguro-Desemprego do Pescador Profissional Artesanal ( SDPA).

A PF cumpriu 5 mandados de busca e apreensão (dois em Neópolis e um em Brejo Grande; um em São Cristóvão e um em Aracaju) e três mandados de condução coercitiva. Foi determinado, ainda, pela Justiça Federal o afastamento das funções públicas de um servidor envolvido na fraude, com proibição de entrar nos prédios do INSS. A Operação contou com a participação de 35 policiais federais, nove servidores da Representação da Coordenação de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, um servidor do INSS lotado na Gerência Executiva em Aracaju.

As investigações indicaram irregularidades em concessões de Seguro-Desemprego do Pescador Profissional Artesanal (SDPA), consistindo basicamente na liberação de pagamentos de requerimentos intempestivos, ou seja, pedidos protocolizados fora da janela de requerimento do SDPA, uma vez que o requerimento deve ser feito no prazo determinado para cada tipo de defeso, principalmente piracema e camarão. Até o momento, estima-se um prejuízo de mais de R$ 835 mil.

O nome da operação, São Pedro, faz alusão ao padroeiro dos pescadores, o apóstolo Pedro.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.