Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Buriti Bravo, MP-MA abre investigação para evitar danos ambientais a riacho

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Em Buriti Bravo, MP-MA abre investigação para evitar danos ambientais a riacho

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) instaurou, em 11 de dezembro, Inquérito Civil para apurar se o município de Buriti Bravo tem projeto para construção de um sistema de esgotamento sanitário, com o devido Estudo de Impacto Ambiental (EIA), na cidade.

Atualmente, o esgoto do município escoa na nascente e no leito do Riacho das Laranjeiras, que é um dos afluentes do Rio Itapecuru e fica na zona urbana do município, entre os Povoados Cujuba e dos Morins.

É do Riacho das   Laranjeiras que os moradores dos dois povoados tiram água potável para consumir e/ou dar aos animais das propriedades da área.

“Os bueiros do atual sistema levam à rua de acesso ao Povoado dos Morins e ao Riacho das Laranjeiras, elevando o risco de contaminação da nascente e do leito do riacho”, destaca o autor do inquérito, o promotor de Justiça Carlos Allan da Costa Siqueira.

Outro objetivo da investigação é verificar se a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) tem projeto de tratamento de esgotos no município.

(Informações do MP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.