Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Grapixo combate depredação de patrimônio histórico em Pernambuco

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Operação Grapixo combate depredação de patrimônio histórico em Pernambuco

A Polícia Federal iniciou, na manhã de hoje (6/6), a Operação Grapixo a fim de desarticular grupo criminoso responsável por depredação e pichações em inúmeras edificações e monumentos urbanos, públicos e privados na cidade de Olinda (PE). São construções protegidas por lei, e estão localizadas especialmente no Sítio Histórico pernambucano.

Cerca de 30 policiais federais estão dando cumprimento a seis mandados de busca e apreensão no município de Olinda (PE). O objetivo é arrecadar e apreender material comprobatório e subsidiar as investigações que estão em andamento.

As investigações da Polícia Federal tiveram início em fevereiro de 2018 e marcam o início de um ciclo de restauração de danos ambientais, patrimoniais, urbanísticos e culturais causados à Região Metropolitana do Recife. Durante a apuração, observou-se que a atividade é geralmente praticada durante as madrugadas por grupos compostos, em sua maioria, por jovens do sexo masculino, que disputam o reconhecimento e respeito entre seus pares. Os pichadores costumam se reunir periodicamente em determinados pontos das cidades para troca de assinaturas e planejamento de novas ações em busca da conquista de “novos territórios”.

No caso do Sítio Histórico de Olinda e entorno, a situação não se mostra diferente. Residências, estabelecimentos comerciais, prédios públicos, muros, praças, pontes, monumentos e até mesmo igrejas não são poupados pelos grupos criminosos, que insistem em sujar e avariar o patrimônio alheio, inclusive a própria história e cultura locais.

Os investigados serão interrogados e indiciados em virtude de destruir, inutilizar ou deteriorar bem especial protegido por lei ou ato administrativo ou decisão judicial; pichar edificação ou monumento urbano ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico e associação criminosa. Caso sejam condenados, poderão pegar penas que variam de 3 meses de detenção a 3 anos de reclusão.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.