Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Rota do Ouro investiga mercado ilegal de ouro em Tocantins

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Operação Rota do Ouro investiga mercado ilegal de ouro em Tocantins

A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (23/10), a Operação Rota do Ouro com o objetivo de desarticular suposto mercado de ouro ilegal extraído da região de Natividade (TO).

Aproximadamente, 60 policiais federais cumprem dez mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de Gurupi (TO), e 12 mandados de intimação, nos Estados de Tocantins, São Paulo, Bahia, Pará e no Distrito Federal. Ocorre, também, o bloqueio de valores nas contas bancárias dos envolvidos, visando a recuperação de valores do ouro extraído e reparação dos danos ambientais causados com a extração.

A investigação teve início com uma fiscalização em conjunto da PF com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), culminando no fechamento de garimpo ilegal na zona rural de Chapada de Natividade (TO). A investigação, atualmente, aponta que o ouro extraído, de forma ilegal, tem como destino São Paulo e o exterior.

A extração ilegal não produz benefícios para a comunidade local, não há criação de empregos formais nem arrecadação de impostos. A população local tem sofrido com os danos ambientais e contaminação com metais pesados utilizados pela garimpagem ilegal do ouro.

Os investigados podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O nome da operação faz referência ao seu objetivo que é de elucidar qual o destino do ouro extraído da região de Natividade (TO).

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.