Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Sativa desarticula grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Operação Sativa desarticula grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas

A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (10/10), a Operação Sativa, visando desmantelar associação criminosa dedicada ao tráfico interestadual de drogas.

A Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho (RO) expediu 19 mandados de prisão, 16 mandados de busca e apreensão, sendo quatro deles cumpridos em unidades prisionais de Porto Velho (RO), com o apoio da Gerência de Informação e Inteligência da Sejus e do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape). As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Porto Velho (RO), Vilhena (RO), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Pontal do Paraná (PR), Campina Grande do Sul (PR) e Colombo (PR). A Justiça determinou, também, o bloqueio de 20 contas bancárias dos investigados utilizadas para a movimentação dos valores relacionados com a venda dos entorpecentes.

As investigações tiveram início em junho deste ano, com a prisão, em flagrante delito, de um casal em Porto Velho (RO) na posse de, aproximadamente, 60kg de maconha. A partir da análise dos telefones celulares apreendidos com os presos, foi possível delinear toda a forma de atuação do grupo criminoso. As drogas eram fornecidas por um indivíduo residente na cidade de Campo Grande (MS) e transportadas até essa capital por intermédio de motoristas residentes no Estado do Paraná, ocultas no interior de cargas lícitas em caminhões. Todo o esquema de compra e venda de drogas era gerenciado por um dos investigados, que se encontra preso em unidade prisional de Porto Velho (RO), controlando a ação de diversos outros comparsas, sobretudo parentes.

Durante as investigações, foram realizadas quatro apreensões de substâncias entorpecentes, totalizando, aproximadamente, 1,7 tonelada de maconha, além de insumos utilizados no preparo e refino das drogas.

Além da prisão do casal em Porto Velho (RO), em junho, foram apreendidos cerca de 700kg de maconha no mês de julho, na cidade de Vilhena (RO), e 940kg, na cidade de Campo Grande (MS), no mês de agosto. Em setembro de 2018, em cumprimento a mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão, autuou-se novamente, em flagrante delito, a investigada que havia sido presa no início das investigações e colocada em liberdade durante audiência de custódia, sendo encontrado em sua posse insumos químicos utilizados para o refino de cocaína, uma quantidade de maconha pronta para a venda, além de petrechos para a venda dos entorpecentes.

Os presos serão encaminhados para unidades prisionais e permanecerão à disposição da Justiça Estadual.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.