Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate tráfico de drogas em Volta Redonda (RJ)

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Polícia Federal combate tráfico de drogas em Volta Redonda (RJ)

A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (16/10), em Volta Redonda (RJ), a Operação Síderos com o objetivo de combater o tráfico de drogas. Estão sendo cumpridos 59 mandados de busca e apreensão e 57 mandados de prisão preventiva expedidos pela 2ª Vara Criminal em Volta Redonda (RJ). O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro participa das ações.

As investigações começaram a partir de elementos coletados na fase final da denominada Operação Camará, iniciada pela PF no segundo semestre de 2017, também no combate a crimes ligados ao tráfico de entorpecentes. Os dados indicaram a existência de ramificações da quadrilha investigada no município de Resende (RJ) e na capital fluminense.

Apurou-se que os investigados remetiam valores da chamada caixinha para o munícipio de Resende, onde é baseada a liderança sul fluminense de um grupo criminoso que operava vinculado à importante facção criminosa de tráfico de drogas e de armas no Estado do Rio de Janeiro. No decorrer das investigações, a PF verificou que o alcance territorial da atuação do grupo incluía diversos bairros do referido munícipio estendendo-se para as localidades de Divisa, Belmonte, Jardim Belmonte, Retiro, Água Limpa e Siderlândia.

A identificação do fluxo dos carregamentos de drogas demonstrou que esses eram enviados, com armamentos, a partir do sul do Estado para a capital fluminense. As provas obtidas pela PF foram robustecidas com diversas apreensões de drogas, armas e munição efetuadas por forças estaduais no decorrer dos últimos meses. Verificou-se, também, que, entre as práticas do grupo, estava o uso de adolescentes para atuar no tráfico de drogas.

Os presos responderão, na medida de suas participações, sobretudo pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, dentre outros.

Vale lembrar que, no decorrer da investigação, foram elucidados dois homicídios praticados, em Resende e em Volta Redonda, por integrantes da organização criminosa.

O nome da operação, Síderos, é uma referência à principal área de atuação de traficantes de drogas – Siderlândia, localidade do munícipio de Resende (RJ)

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.